análise dos conteúdos sobre animais peçonhentos em livros didáticos de ensino de ciências
Resumo
O livro didático é um recurso metodológico que pode proporcionar ao aluno uma nova visão do mundo que o cerca e auxiliar o professor na prática pedagógica. Sendo assim, não pode apresentar erros conceituais, pois é um eficiente recurso da aprendizagem no contexto escolar e sua eficiência e seu uso dependem de uma escolha adequada. Criou-se, então, em 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pelo Ministério da Educação (MEC), visando à qualidade dos livros didáticos que são distribuídos nas escolas públicas brasileiras, com a finalidade de oferecer um material revisado e de boa qualidade. Neste intuito, analisamos neste trabalho seis títulos de livros didáticos de Ciências, apresentados antes e depois do Programa, nas décadas de 60 a 90 do século XX e na década zero do século XXI. Após focalizar o conteúdo referente aosanimais peçonhentos, desenvolveu-se uma análise dos livros em questão, abordando aspectos científicos, primeiros socorros, cuidados que se devem tomar para evitar acidentes com animais peçonhentos, a abordagem teórica apresentada e os recursos visuais. Os materiais referentes às décadas de 60, 80 e 90 apresentaram erros em relação aos primeiros socorros com vítimas de acidentes com esses animais. Já os livros referentes às décadas de 70 e zero não apresentaram falhas. Portanto podemos constatar que, mesmo após a implantação do PNLD, os títulos analisados demonstraram erros, porém, os títulos analisados referente à década de 70 e a década atual, corresponderam aos objetivos do PNLD.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.