PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumo
Ciência, devido à sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, os desenvolvimentos alcançados pela ciência, juntamente coma tecnologia, se tornaram determinantes em nossas vidas no dia a dia. A Ciência e Tecnologia entram diariamente em nossas casas através de jornais, TV ou rádio, e qualquer cidadão discute assuntos que a envolvem. A primeira questão, quando se fala do ensino de ciências, é o que se entende por ciência. Muitas vezes a palavra tecnologia aparece associada à palavra “ciência” e fala-se então do ensino de “Ciência e Tecnologia”, embora o significado destas palavras não esteja bem claro, podendo ser associado às teorias abstratas, a conceitos difíceis, máquinas complexas, entre outros. Assim, o desafio deste trabalho foi verificar o interesse, grau de informação, atitudes, visões e conhecimentos que os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Pato Bragado, localizado no Município de Pato Bragado, Oeste do Paraná, têm sobre Ciência e Tecnologia. A coleta dedados deu-se por meio de um questionário com perguntas de múltipla escolha sobre o interesse, atitude e visão que os mesmos têm sobre CTS, aplicado para 41 alunos, todos acima de 18 anos de idade. Conclui-se que os alunos têm noçãode Ciência e Tecnologia, mas não as associam ao seu cotidiano, evidenciando a necessidade da implantação de um ensino que abranja a Ciência, Tecnologia e Sociedade, para a formação de novas idéias, conhecimentos básicos e atitudes que possam conduzir os alunos a se interessarem pelo assunto, contribuindo para o desenvolvimento dos cidadãos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.