Brinquedoteca: espaço de formação de educadores
Resumo
Este trabalho revela o processo de formação, de educadore(a)s brinquedistas,desde a universidade até o momento em que atuam como profi ssionais,
numa instituição assistencial conhecida como “Casa de Maria”, a qual abriga, no
contraturno, 370 meninas de sete a dezessete anos de idade, encaminhadas pelo
Ministério Público ou pela própria comunidade. Esta instituição tem como proposta
oferecer às meninas várias atividades dirigidas, como: corte e costura, pintura,
música, dança, informática etc. A fi nalidade é contribuir para o desenvolvimento
dessas meninas, suprindo algumas necessidades individuais e sociais. Entretanto,
estudos revelam que as atividades livres também são necessárias, pois contribuem
para a resolução de confl itos ocasionados por diferentes fatores: internos e externos
de cada indivíduo e, que precisam de espaço para serem manifestados e trabalhados.
Devido a isso, a universidade implantou na “Casa” uma brinquedoteca, espaço
destinado à brincadeira espontânea, onde as crianças podem brincar do que e como
querem. As brincadeiras são organizadas em cantos, através dos mais variados
jogos ( faz-de-conta, regras, motor...). Enquanto as meninas brincam, as educadoras
podem, quando solicitadas, entrarem na brincadeira, observar e/ou anotar as
necessidades de cada criança/jovem para, posteriormente, atendê-las. Para isso, as
educadoras recebem orientação de um grupo de pessoas que atuam num projeto do
curso de Pedagogia, “Laboratório de Aprendizagem: Brinquedoteca”, da Universidade
Paranaense. Esse projeto oferece a toda a equipe da “Casa de Maria”, em
especial às pedagogas, um acompanhamento psicopedagógico, a partir de estudos
teórico-prático sobre a importância do brincar/jogar, para o desenvolvimento e para
a aprendizagem da criança/jovem/adulto. Até o momento é possível dizer-se que
a formação dos educadores/brinquedistas é um processo longo e complexo e os
mesmos precisam (re) aprender a brincar/jogar, com acompanhamento constante
de profi ssionais especializados. Desta forma, poderão (re)ver as suas práticas e
fi nalmente contribuir com mudanças signifi cativas em qualquer contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.