O currículo e seu papel na educação
Resumo
Na prática pedagógica atual, o processo de planejamento do ensinotem sido objeto de constantes indagações quanto a sua validade como efetivo
instrumento de melhoria qualitativa de aprendizagem. A vivência do cotidiano
escolar nos tem evidenciado situações bastante questionáveis nesse sentido.
Percebe-se de início, que os objetivos educacionais apresentam-se confusos
e desvinculados da realidade social. Os conteúdos são defi nidos de maneira
autoritária, mostrando-se sem elas signifi cativos com experiências de vida dos
alunos, seus interesses e necessidades. O papel fundamental da educação no
desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar
do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada
para a formação de cidadãos. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que
orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas
em educação. As escolas, através de seus currículos, para exercerem a função
social que se faz necessária, precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais
e sociais considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais,
da comunidade, dos professores, enfi m, os envolvidos diretamente no processo
educativo. É nesse universo que o aluno vivência situações diversifi cadas que
favorecem o aprendizado, para dialogar de maneira competente com a comunidade,
aprender a respeitar e a ser respeitado, a ouvir e ser ouvido, a reivindicar direitos
e a cumprir obrigações, a participar ativamente da vida científi ca, cultural, social
e política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.