Professoras das séries iniciais do ensino fundamental e suas interações com os parâmetros curriculares nacionais
Resumo
Este trabalho é um recorte em um estudo mais amplo sobre a temáticaambiental nas séries iniciais de Ensino Fundamental1 e teve como objetivo estudar,
no discurso de professoras desse nível de ensino, a sua interação com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) em geral e especifi camente com relação aos PCN
de Ciências Naturais e ao Tema Transversal Meio Ambiente. Foram entrevistadas
21 professoras de escolas estaduais do município de Botucatu-SP. Os resultados
indicam que, apesar das professoras conhecerem o documento, este é pouco
lido e pouco discutido nas escolas. As respostas afi rmativas para a leitura de
Ciências Naturais e do Tema Transversal Meio Ambiente foram 5 e 6 professoras
respectivamente. Em geral, a consulta ao documento é realizada somente no
momento do planejamento e privilegia-se Língua Portuguesa e Matemática neste
nível de ensino. Segundo o grupo entrevistado, a maior novidade que o documento
trouxe foi o trabalho com a realidade do aluno e o maior problema que apresenta é
o de se esquecer da realidade do professor, revelada principalmente pela carência
material.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.