Leitura: momento de reflexão e posicionamento

Autores

  • Rosângela de Melo Perbelini Leonardi

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma refl exão sobre a
pedagogia tradicional de leitura presente no ensino e aprendizagem da Língua
Portuguesa. Essa refl exão terá como base críticas levantadas por alguns lingüistas
que pretendem contribuir de forma decisiva para a melhoria do processo ensino/
aprendizagem dessa prática. Com base nessa problemática, pretende-se trazer à
tona algumas questões acerca dos leitores que a escola tem formado e como isso tem
repercutido na formação do sujeito-leitor. Paralelamente a esse questionamento
será apresentada uma proposta interacional de leitura que apontará possíveis
caminhos e estratégias, a fi m de contribuir para a formação de um leitor-crítico
e efetivamente comprometido com o ato de ler, e conseqüentemente, com a
aprendizagem da Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

22-01-2008

Como Citar

LEONARDI, Rosângela de Melo Perbelini. Leitura: momento de reflexão e posicionamento. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 5, n. 2, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/161. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos