Leitura: momento de reflexão e posicionamento
Resumo
Este artigo tem como objetivo promover uma refl exão sobre apedagogia tradicional de leitura presente no ensino e aprendizagem da Língua
Portuguesa. Essa refl exão terá como base críticas levantadas por alguns lingüistas
que pretendem contribuir de forma decisiva para a melhoria do processo ensino/
aprendizagem dessa prática. Com base nessa problemática, pretende-se trazer à
tona algumas questões acerca dos leitores que a escola tem formado e como isso tem
repercutido na formação do sujeito-leitor. Paralelamente a esse questionamento
será apresentada uma proposta interacional de leitura que apontará possíveis
caminhos e estratégias, a fi m de contribuir para a formação de um leitor-crítico
e efetivamente comprometido com o ato de ler, e conseqüentemente, com a
aprendizagem da Língua Portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.