Investigação das dificuldades dos professores de ciências com relação à prática de ensino por meio da experimentação
Resumo
Aulas expositivas, baseadas essencialmente em um processo de“transmissão” de conteúdos vêm, ao longo do tempo caracterizando o ensino de
Ciências através de uma metodologia que deixa a desejar em alguns aspectos.
Desta forma, percebe-se a necessidade de aulas diversifi cadas que possam tornar
a aprendizagem no ensino fundamental mais signifi cativa. A experimentação,
neste sentido, passa a ser um tópico importante, pois desperta a curiosidade e
o interesse dos alunos, enriquecendo o processo ensino-aprendizagem. Diante
desta situação, o objetivo central deste trabalho consistiu em identifi car as
maiores difi culdades encontradas pelos professores da rede estadual do ensino
fundamental do município de Cianorte-PR, em se tratando do desenvolvimento
de experimentos por meio de um questionário, contendo questões objetivas e
subjetivas em relação a sua prática docente. Os resultados indicam que as aulas
experimentais na rede pública de ensino, segundo relatos dos professores, não são
freqüentes devido, principalmente, à falta de recursos das escolas. No entanto,
apesar das difi culdades, consideramos imprescindível que o professor possa
propiciar uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas, oferecendo
atividades alternativas que permitam o questionamento, o desenvolvimento de
habilidades e o raciocínio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.