Reflexões sobre a “pedagogia da autonomia” de Paulo Freire
Resumo
Neste artigo propõe-se, inicialmente, expor algumas das idéiasapresentadas por Paulo Freire no que diz respeito à prática educativo-crítica
(ou progressista) e ao papel do professor nesse âmbito, dando ênfase às noções
expostas na obra “Pedagogia da Autonomia”. O recorte temático e metodológico
se faz a partir da escolha de temas que consubstanciam eixos de desenvolvimento
e que, portanto, estruturam o ensaio a saber: a refl exão crítica na atividade
docente, a pedagogia da autonomia em confronto com o ensino “bancário” e a
corporeifi cação da palavra pelo exemplo. Ao cabo da exposição e da refl exão
sobre tais idéias, lançam-se valorações críticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.