Ensino Médio E TRABALHO: UM OLHAR REFLEXIVO NA PROPOSTA EDUCATIVA PARA FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS
Resumo
O presente texto é parte de uma monografia na área de educação, que se desdobra em uma nova pesquisa em andamento no mestrado em educação Unesp/Unipar. Tem como foco de análise o Ensino Médio, faz um recorte nas reformas educacionais efetuadas dos anos 1990, discute o “suposto” fim da dualidade estrutural no chamado antigo 2ºgrau, que tinha a denominação de ensino propedêutico e profissional. Faz uma análise crítica da legislação pertinente ao novo Ensino Médio, que hoje é considerado parte integrante da educação básica. Esse texto tem por finalidade abrir uma reflexão sobre a nova proposta para esse grau de ensino. Considerando que o trabalho é o eixo norteador de todo o currículo no Ensino Médio, na direção de ações enquanto proposta curricular observa-se que essa preparação para todos os tipos de trabalho, conforme expresso na lei, não atinge o objetivo a que se propõe, em função da realidade brasileira e da volatilidade do mercado de trabalho nos dias atuais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.