COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS EM MORIN
Resumo
As análises aqui produzidas são resultados de pesquisa desenvolvida em Filosofia da Ciência, levando em consideração as questões do conhecimento, de sua produção e dos critérios acerca da verdade. O problema do conhecimento é central na investigação e sobre ele são feitos recortes temáticos tomados do Racionalismo, observando nesse conjunto a posição de Edgar Morin e suas propostas metodológicas ante o quadro atual de desenvolvimento da ciência e da educação. O presente estudo se desdobra em duas partes. A primeira trata de algo capital para o entendimento do método de Morin, ou seja, a concepção de homem. Nesse caso parte inicialmente de uma concepção relativamente simples que o via como animal racional, seja em Aristóteles ou em Descartes, com a de Morin, que entende o homem como ser complexo. A segunda, se ocupa especificamente com o problema do método, que em Morin é o da complexidade, isto é, um método complexo para explicar fenômenos complexos e que tem na chamada religação dos saberes um de seus fundamentos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.