DESENVOLVENDO AS HABILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A Língua Portuguesa, para muitos estudantes, é vista como um estudo enfadonho e muitas vezes desnecessário a alguns cursos de graduação. Entre os fatos que contribuem para essa aversão à língua, está o estudo fracionado. Em muitos casos, assuntos que deveriam estar interligados são vistos como se não possuíssem relação alguma. é o caso das habilidades da Língua Portuguesa (ouvir, falar, ler e escrever), que diversas vezes não são trabalhadas como um todo ou ainda não são estudadas. É fato que elas só serão desenvolvidas em sua totalidade se forem trabalhadas de forma conjunta, pois existe uma relação entre elas que deve ser respeitada e desenvolvida, independentemente do curso de graduação escolhido, visto que a língua é um patrimônio social que serve de comunicação para toda uma nação. Diante disso, este artigo tem por objetivo entender o papel de cada habilidade da língua, na sala de aula, bem como o papel do professor em relação a elas, de acordo com a opinião de autores como Hoss e Possenti, confrontando a pesquisa bibliográfica com as propostas dos planos de ensino dos cursos de Direito, Letras e Jornalismo de duas instituições de Ensino Superior, verificando se as propostas dos planos de ensino correspondem às expectativas de diferentes estudiosos do assunto.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.