ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E DÉFICITS MOTORES
Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar as contribuições da reeducação psicomotora em crianças com distúrbios de aprendizagem e déficits motores. Para tanto, foi selecionada uma amostra homogênea de 24 (vinte e quatro) alunos, divididos em 02 (dois) grupos amostrais, atendidos na Escola Municipal Doutor Germano Norberto Rudener pelos acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Paranaense - UNIPAR, campus - Sede. As sessões foram realizadas individualmente com duração de 01 (uma) hora, 01 (uma) vez por semana, no período de 6 (seis) meses, totalizando 24 (vinte e quatro) sessões. Os parâmetros de avaliação constaram da avaliação psicomotora descrita por Picq e Vayer (1988). Os dados revelaram os seguintes resultados: coordenação dinâmica das mãos obteve-se (2,81>2,37), num grupo amostral de 08 (oito) e 09 (nove) anos; organização do espaço, demonstraram (2,97> 2,37) portanto, a amostra é estatisticamente muito significativa; coordenação dinâmica geral, equilíbrio e estruturação espaço-temporal obteve-se melhora estatisticamente não significativa; o grupo amostral de 10 (dez) e 11 (onze), obtiveram (4,97>2,12) na coordenação dinâmica das mãos; na coordenação dinâmica geral constatou-se (3,14>2,12), equilíbrio (2,37>2,12) e organização do espaço (2,52>2,12), assim p < 0, 05, portanto, a amostra é estatisticamente muito significativa; na estruturação espaço-temporal, apresentaram melhora estatisticamente não significativa. Conclui-se que reeducação psicomotora influenciou no tratamento de crianças com distúrbios de aprendizagem e déficits motores.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.