A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ NO CONTEXTO REPUBLICANO (1900-1920): UMA RETOMADA DO DEBATE EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11478

Palavras-chave:

Instrução Pública, Paraná, Secretários d'Estado, História da Educação

Resumo

O objetivo desse artigo é investigar o debate educacional paranaense vigente realizados nas duas primeiras décadas do século XX, com ênfase no papel intelectual dos secretários d’Estado dos Negócios do interior, Justiça e Instrução Pública, do Paraná neste processo. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas fontes bibliográficas que elucidam os contextos históricos, os quais foram contrapostos às informações contidas nos relatórios dos referidos secretários, no recorte temporal delimitado. Os resultados apontam para um debate nacional em torno da Instrução Pública, no qual o Paraná participou e os secretários estaduais tiveram importante papel, entretanto, vê-se, na prática, que as mudanças efetivadas não atenderam às expectativas e estes secretários acabaram se tornando burocratas do aparelho estatal.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em educação. Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Italo Ariel Zanelato, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Vinicius Marcelino Bistaffa, Universidade Estadual de Maringá

Estudante do Curso de Pedagogia – Campus Cianorte

Rafael Marcelino Aro, Universidade Estadual de Maringá

Estudante do Curso de Pedagogia – Campus Cianorte

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

MACHADO, Maria Cristina Gomes; ZANELATO, Italo Ariel; BISTAFFA, Vinicius Marcelino; ARO, Rafael Marcelino. A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARANÁ NO CONTEXTO REPUBLICANO (1900-1920): UMA RETOMADA DO DEBATE EDUCACIONAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 16–32, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11478. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/11478. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos