LIVRO DIÁRIO DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11252

Palavras-chave:

Memória Escolar, Acervos Privados, Congregações Religiosas

Resumo

O presente artigo procura discutir o uso de fontes provindas de acervos privados de congregações religiosas para a pesquisa em história da educação. Considerando as fontes históricas como produtos da ação humana no tempo, e devendo estas serem questionadas pelo historiador tendo em vista as relações associadas a sua produção, seleção e conservação. Temos ciência de que a construção/reconstrução da memória escolar não procede somente de fontes internas à escola, mas se abrem a muitas perspectivas, demonstramos a possibilidade de explorar outras fontes. A partir do caderno de registros diários da comunidade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Capanema - PR, escrito de 1960 a 1978, encontramos as principais atividades realizadas pela comunidade religiosa que registram aspectos importantes da organização da educação no local que podem contribuir para compreender o panorama histórico-educacional local da época.

Biografia do Autor

Júlia Eduarda Dagostin, Unioeste - Francisco Beltrão

Mestranda em Educação pela Unioeste - Francisco Beltrão.

André Paulo Castanha, Unioeste - Francisco Beltrão

Professor do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDOPR), GT local do HISTEDBR. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

BITTENCOURT, Agueda Bernadete. A era das congregações – pensamento social, educação e catolicismo. Pro-Posições, v. 28, n. 3 (84), p. 29-59, set./dez. 2017.

BEOZZO, José Oscar. Decadência e morte, restauração e multiplicação das ordens e congregações religiosas no Brasil 1870-1930. In: AZZI, Rolando (org). Vida religiosa no Brasil: enfoques históricos. São Paulo: Ed. Paulinas, 1983.

CASTANHA, André Paulo. Retornar às fontes: Desafios aos estudos histórico-educativos. In: SILVA, João Carlos da et al. História da educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013. p. 79-94.

FILHAS DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO. Diário da comunidade de Capanema. 1978 (manuscrito).

LEONARDI, Paula. Educação e Catolicismo. Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 3-23, out./dez. 2016.

PONTICÍFIA COMISSÃO PARA OS BENS CULTURAIS DA IGREJA. Os bens culturais dos institutos religiosos (10 de abril de 1994). Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_commissions/pcchc/documents/rc_com_pcchc_19940410_religious-families_fr.html.o em: Acesso em: 12/11/2023.

RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação? Educar – Editora UFPR, Curitiba, n. 18, p 13-28, 2001.

ROGERS, Rebecca. Congregações femininas e difusão de um modelo escolar: uma história transnacional. Pro-Posições, v. 25, n. 1 (73), p. 55-74, jan./abr. 2014.

ROSSETO, Mariza; FERNAL, Alexandre. Arquivos eclesiásticos e a memória da congregação das missionárias de Santo Antônio Maria Claret. Inf. Prof., Londrina, v. 10, n. 2, p. 108-127, maio/ago. 2021.

SANTIAGO, Marcus Antônio. Técnicas de arquivamento para casas religiosas. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. In: SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a História da Educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. p. 11-18.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

DAGOSTIN, Júlia Eduarda; CASTANHA, André Paulo. LIVRO DIÁRIO DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 33–49, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11252. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/11252. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos