LIVRO DIÁRIO DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11252Palavras-chave:
Memória Escolar, Acervos Privados, Congregações ReligiosasResumo
O presente artigo procura discutir o uso de fontes provindas de acervos privados de congregações religiosas para a pesquisa em história da educação. Considerando as fontes históricas como produtos da ação humana no tempo, e devendo estas serem questionadas pelo historiador tendo em vista as relações associadas a sua produção, seleção e conservação. Temos ciência de que a construção/reconstrução da memória escolar não procede somente de fontes internas à escola, mas se abrem a muitas perspectivas, demonstramos a possibilidade de explorar outras fontes. A partir do caderno de registros diários da comunidade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Capanema - PR, escrito de 1960 a 1978, encontramos as principais atividades realizadas pela comunidade religiosa que registram aspectos importantes da organização da educação no local que podem contribuir para compreender o panorama histórico-educacional local da época.
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