A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11250

Palavras-chave:

Educação Infantil, Música, Prática Pedagógica, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo investigou o papel da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, com foco em uma instituição em Paranaguá-PR. Reconhecendo a música como uma linguagem universal que impacta tanto fisicamente quanto psicologicamente, o estudo explorou como ela é utilizada na prática pedagógica das professoras de educação infantil, por meio da pesquisa qualitativa e utilizando de instrumento de coleta de dados um questionário. A música foi reconhecida como uma poderosa ferramenta educativa, capaz de estimular não apenas a audição, mas também outras áreas do desenvolvimento infantil, incluindo cognição, linguagem, coordenação motora e socialização. Embora algumas professoras tenham demonstrado uma integração mais abrangente da música em suas atividades pedagógicas, outras a utilizaram de forma mais pontual, em momentos específicos da rotina escolar. Isso sugere uma variação na profundidade com que a música é incorporada ao currículo da educação infantil, com potencial para ampliar seu uso como uma ferramenta educativa mais significativa e abrangente.

Biografia do Autor

Danielle Marafon, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Doutora em Educação. Professora do colegiado de Pedagogia da Unespar. Professora colaboradora do Programa de Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais.

Maria Cidalha Maciel Neta, Universidade Estadual do Paraná - Unespar Paranaguá

Graduanda em Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar- Paranaguá).

Referências

ANDRADE, Annielly da Silva. A música como instrumento facilitador da aprendizagem na educação. 2012. (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba. Paraíba, 2012.

BOURSCHEID, Suelen; TURCATTO, Jair. A importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil. 2017. Disponível em: https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2017/725.pdf . Acesso em: 01 nov. 2023

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc . Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf . Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 18 jan. 2024.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Petrópolis, 2003.

Convenção Sobre os Direitos da Criança. Resolução da Assembleia da República, nº 20/90. D.R. nº 211, 1ª Série, 12 de setembro de 1990.

FERREIRA, Tatiana Toledo; LUIZ, José. Música para se ver. 2005 (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação).Universidade Federal de Juiz de Fora, 2005.

GARCÍA MARCELO, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira sobre Formação Docente, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010.

Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas. 1999.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf Acesso em: 18 jan. 2024.

GOHN DA GLÓRIA, Maria; STAVRACAS, Isa. O papel da música na Educação Infantil. EccoS Revista Científica, v. 12, n. 2, p. 85-103, 2010.

GÓES, Raquel Santos. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança. Revista Udesc Virtu@l, v. 2, n. 1, p. 27 - 43 mai. /jun. 2009

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1997.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental: dilemas e perspectivas. Educação (UFSM), v. 28, n.01, p. 101-112, 2003.

LIMA, Elvira Souza. Cérebro Musical. Revista Presença Pedagógica, v. 16, n.95, p.19-25, set/out 2010.

SILVA, Denise Gomes da. A importância da música no processo de aprendizagem da criança na educação infantil: uma análise da literatura. 2010. (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

UNESCO, Rumo às Sociedades do Conhecimento. Relatório Mundial, Paris, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2005. Disponível em: https://www.flacso.edu.mx/colaboratorio/pdf/colaboratorio_unesco.pdf , Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

MARAFON, Danielle; MACIEL NETA, Maria Cidalha. A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 1–15, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11250. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/11250. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos