A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11250Palavras-chave:
Educação Infantil, Música, Prática Pedagógica, AprendizagemResumo
O presente artigo investigou o papel da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, com foco em uma instituição em Paranaguá-PR. Reconhecendo a música como uma linguagem universal que impacta tanto fisicamente quanto psicologicamente, o estudo explorou como ela é utilizada na prática pedagógica das professoras de educação infantil, por meio da pesquisa qualitativa e utilizando de instrumento de coleta de dados um questionário. A música foi reconhecida como uma poderosa ferramenta educativa, capaz de estimular não apenas a audição, mas também outras áreas do desenvolvimento infantil, incluindo cognição, linguagem, coordenação motora e socialização. Embora algumas professoras tenham demonstrado uma integração mais abrangente da música em suas atividades pedagógicas, outras a utilizaram de forma mais pontual, em momentos específicos da rotina escolar. Isso sugere uma variação na profundidade com que a música é incorporada ao currículo da educação infantil, com potencial para ampliar seu uso como uma ferramenta educativa mais significativa e abrangente.
Referências
ANDRADE, Annielly da Silva. A música como instrumento facilitador da aprendizagem na educação. 2012. (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba. Paraíba, 2012.
BOURSCHEID, Suelen; TURCATTO, Jair. A importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil. 2017. Disponível em: https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2017/725.pdf . Acesso em: 01 nov. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc . Acesso em: 15 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf . Acesso em: 15 jan. 2024.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 18 jan. 2024.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Petrópolis, 2003.
Convenção Sobre os Direitos da Criança. Resolução da Assembleia da República, nº 20/90. D.R. nº 211, 1ª Série, 12 de setembro de 1990.
FERREIRA, Tatiana Toledo; LUIZ, José. Música para se ver. 2005 (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação).Universidade Federal de Juiz de Fora, 2005.
GARCÍA MARCELO, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira sobre Formação Docente, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010.
Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas. 1999.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf Acesso em: 18 jan. 2024.
GOHN DA GLÓRIA, Maria; STAVRACAS, Isa. O papel da música na Educação Infantil. EccoS Revista Científica, v. 12, n. 2, p. 85-103, 2010.
GÓES, Raquel Santos. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança. Revista Udesc Virtu@l, v. 2, n. 1, p. 27 - 43 mai. /jun. 2009
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1997.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental: dilemas e perspectivas. Educação (UFSM), v. 28, n.01, p. 101-112, 2003.
LIMA, Elvira Souza. Cérebro Musical. Revista Presença Pedagógica, v. 16, n.95, p.19-25, set/out 2010.
SILVA, Denise Gomes da. A importância da música no processo de aprendizagem da criança na educação infantil: uma análise da literatura. 2010. (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
UNESCO, Rumo às Sociedades do Conhecimento. Relatório Mundial, Paris, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2005. Disponível em: https://www.flacso.edu.mx/colaboratorio/pdf/colaboratorio_unesco.pdf , Acesso em: 20 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.