O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO IFG ITUMBIARA: CONTEXTUALIZAÇÃO E DIAGNOSTICO DO SISTEMA DE ENSINO NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i3.2024-11249

Palavras-chave:

Desenvolvimento educacional, Ensino remoto, Período pandemico

Resumo

O estudo do desenvolvimento educacional no período pandêmico, mediatizado pelo ensino remoto, se faz importante para o entendimento de satisfação dos discentes e levantamento de pontos negativos a serem melhorados. Assim, neste estudo, foi apresentado uma ação realizada pelo Grupo PET Química para analisar a satisfação, projeção futura e entendimento dos alunos sobre a modalidade remota de estudos que estavam utilizando para darem continuidade às suas aulas, durante o período de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19. Para tanto, fez-se uso de um formulário, criado no Google Forms, como ferramenta de coleta de dados para a metodologia de estudo de caso. Os resultados apresentados retratam a insatisfação dos estudantes com o espaço no qual desenvolviam suas atividades acadêmicas durante as aulas remotas, seja por conectividade ou autodisciplina perante a necessidade de adaptação da nova rotina. Além disso, evidenciou-se o aumento das desigualdades de ensino entre estudantes de diferentes realidades socioeconômicas. De forma positiva, podemos apontar os avanços quanto ao uso das tecnologias em sala de aula e como as TICs se mostraram importantes meios para a continuidade da educação, mesmo com os desafios encontrados frente à pandemia.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva, Instituto Federal de Goiás

Graduando em Licenciatura em Química. Instituto Federal de Goiás, Brasil.

Cleisla Pereira Firmino, Instituto Federal de Goiás

Graduanda em Licenciatura em Química. Instituto Federal de Goiás, Brasil.

Tatiana Aparecida Rosa da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Química. Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil.

Érica Rost, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Biocombustíveis, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Referências

BARBOSA, F. D. D.; MARIANO, E. de F.; SOUSA, J. M. de. Tecnologia e Educação: perspectivas e desafios para a ação docente. Conjecturas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 38–60, 2021. DOI: 10.53660/CONJ-091-108. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/91. Acesso em: 13 maio. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as bases e diretrizes da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833-28110, 23 dez. 1996. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/551270/publicacao/15716407. Acesso em: 26 mai. 2022.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre a Universidade Aberta do Brasil -UAB. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n.110, p. 9 jun. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 26 mai. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 26 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 100, p. 3, 26 mai. 2017a. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 26 mai. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 26 de maio de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 241, p. 2-5, 18 dez. 2017b. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-9-235-de-15-de-dezembro-de-2017-1101286-1101286. Acesso em: 26 mai. 2022.

BRASIL. Portaria nº 544, de 20 de julho de 2021. Dispõe sobre as ações de formação continuada presencial para docentes e gestores, no âmbito do Programa Tempo de Aprender. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 136, p. 333, 21 juh. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-20-de-julho-de-2021-333272403#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20a%C3%A7%C3%B5es%20de,do%20Programa%20Tempo%20de%20Aprender. Acesso em: 26 mai. 2022.

CNN Brasil. Após onda da Ômicron, eis o que os especialistas esperam da pandemia em 2022. 2022. Portal. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/apos-onda-da-omicron-eiso-que-os-especialistas-esperam-da-pandemia-em-2022/. Acesso em: 14 mai. 2022.

DA SILVA, M. D., et al. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7120-e7120, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7120. Acesso em: 25 mai. 2022.

DIAS, É. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2021, v. 29, n. 112, p. 565-573. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002901120001. Acesso em: 24 mai. 2022.

FÁVARO, L. C., et al. O impacto provocado pela pandemia do Covid-19 nas práticas pedagógicas de professores de matemática da educação básica. REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 446–469, 2021. DOI: 10.33871/22385800.2021.10.22.446-469. Disponível em: http://200.201.12.34/index.php/rpem/article/view/6298. Acesso em: 25 mai. 2022.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GOIÁS. Decreto n° 9.633, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a decretação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus. Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103012/decreto-9633. Acesso em: 24 mai. 2022.

GOTTI, A.; DAHER, H. Como garantir a recomposição das aprendizagens na retomada presencial das aulas, Revista Nova Escola, Rio de Janeiro, jan.2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20841/como-garantir-a-recomposicao-dasaprendizagens-na-retomada-presencial-das-aulas. Acesso em: 13 mai. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Conselho superior. Resolução n° 12/2020, de 23 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão do calendário acadêmico 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, de 23 de março a 15 de abril de 2020. Conselho superior, 2020a. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/RESOLU%C3%87%C3%83O%2012_2020%20-%20REI-CONSUP_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Conselho superior. Resolução n° 17/2020, de 13 de abril de 2020. Dispõe sobre a suspensão do calendário acadêmico 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG a partir do dia 16 de abril de 2020, por tempo indeterminado. Conselho superior, 2020b. Disponível em: http://ifg.edu.br/attachments/article/209/RESOLU%C3%87%C3%83O%2017_2020%20-%20REICONSUP_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Conselho superior. Resolução n°20/2020, de 30 de junho de 2020. Dispõe sobre a revogação da resolução 17/2020, de 13 de abril de 2020, que manteve a suspensão do Calendário Acadêmico 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG a partir do dia 16 de abril de 2020, por tempo indeterminado. Conselho superior, 2020c. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/RESOLU%C3%87%C3%83O%2020_2020%20-%20REI-CONSUP_REITORIA-IFG.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Ensino remoto emergencial. 2021. Portal. Disponível em: http://www.ifg.edu.br/ere. Acesso em: 12 mai. 2022.

KNUTH, A. G.; DE CARVALHO, F. F. B; FREITAS, D. D. Discursos de instituições de saúde brasileiras sobre atividade física no início da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://www.rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14342. Acesso em: 25 mai. 2022.

LIMA, A. Q. O.; TUMBO, D. L.. Desafios do ensino remoto na educação básica em tempos de pandemia. REVISTA FACULDADE FAMEN| REFFEN|, [Sl], v. 2, n. 1, p. 141-151, 2021 Disponível em: https://scholar.archive.org/work/rhgl3ev3yzgurh6vdtzmcxe7em/access/wayback/https://www.editorafamen.com.br/revista/index.php/revistafamen/article/download/48/39. Acesso em: 14 mai. 2022.

MACEDO, R. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos (Rio de Janeiro) [online]. 2021, v. 34, n. 73, p. 262-280. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203. Acesso em: 24 mai. 2022.

MELO, Í. V. d. AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA (COVID-19) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: IMPACTOS E DESAFIOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). -Programa de pós-graduação em docência do ensino superior, Instituto Federal Goiano, Ipameri, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/1377/1/Artigo%20Cient%c3%adfico%20Corrigido%20-%20Italo%20Vaz%20de%20Melo%20-%20versao%20final%20corrigida%2014-09.pdf. Acesso em: 24 mai. 2022.

PACHECO, J. Não é aceitável um modelo educacional em que alunos do século XXI são ‘ensinados’ por professores do século XX, com práticas do século XIX. [Entrevista concedida a] Flávia Navarro DA SILVA LOBATO. Fiocruz Campus Virtual, São Paulo, n.1, 26 abr. 2017. Disponível em: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=node/28497. Acesso em: 27 mai. 2022.

PRONKO. M. Educação pública em tempos de pandemia. In: SILVA, L. B.; DANTAS, A. V. (org.). Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral. Rio de Janeiro: EPSJV, 2020. cap. 6, p. 113-129. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/BibliotecaDigital/BibDigitalLivros/TodosOsLivros/Crise-epandemia.pdf#page=114. Acesso em: 24. mai. 2022.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, p. 1-8, 2016. Disponível em: https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso em: 13 maio. 2022.

ROLIM, R. C. IMPACTOS DO ENSINO TRADICIONAL DURANTE A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 4, p. e341363, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i4.1363. Disponível em: https://www.recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1363. Acesso em: 13 maio. 2022.

SOARES, M. d. O. AS MÍDIAS EM SALA DE AULA: avanços ou retrocessos? IVY ENBER SCIENTIFIC JOURNAL, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 21–35, 2021. Disponível em: https://enber.edu.eu/revista/index.php/ies/article/view/14. Acesso em: 13 maio. 2022.

VIEIRA, K. M. et al. Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 22 set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147. Acesso em: 24 mai. 2022.

Downloads

Publicado

13-11-2024

Como Citar

SILVA, Gustavo Henrique; FIRMINO, Cleisla Pereira; SILVA, Tatiana Aparecida Rosa da; ROST, Érica. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO IFG ITUMBIARA: CONTEXTUALIZAÇÃO E DIAGNOSTICO DO SISTEMA DE ENSINO NA PANDEMIA DE COVID-19. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 101–115, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i3.2024-11249. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/11249. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos