IMPLEMENTAÇÃO DE CÍRCULO DE PAZ COMO MECANISMO DE SUSTENTABILIDADE PARA AS RELAÇÕES FAMILIARES E PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: PROJETO DE EXTENSÃO D.E.L.A.S
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-009Palavras-chave:
Direito, Educação, Círculo de paz, Violência domésticaResumo
O Projeto de Extensão D.E.L.A.S, ofertado semestralmente, se dedica a atividades de extensão variadas, tendo sempre como escopo a promoção de direitos, educação, liberdade e acolhimento de mulheres e de suas famílias. Nesse sentido, o objetivo central para o segundo semestre de 2022, foi trabalhar a inserção e o treinamento do corpo discente no que tange às técnicas e aos instrumentos restaurativos, notadamente o círculo de paz, para multiplicação com o entorno. O projeto teve como metas específicas: a) promover o estudo e debates acerca de vias restaurativas e os métodos de sustentabilidade para as relações familiares; b) propor práticas reais de treinamentos para aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de bibliografias especializadas, estudos de caso, diálogos e interlocuções com outros campos científicos; c) implementar um círculo de paz, não conflitivo, aberto à sociedade; d) multiplicar o conhecimento adquirido com a juventude do ensino médio da Escola Estadual após as práticas de treinamento, com o intuito de propor vias alternativas de solução de conflito para as relações familiares, especialmente em lares atingidos pela violência doméstica; e) contribuir com a meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, visto que as práticas supracitadas auxiliam no enfrentamento de desafios, de forma a prevenir ou desjudicializar conflitos e, igualmente, empoderar meninas e mulheres. A metodologia aplicada para se alcançar tais objetivos foi a 'pesquisa ação' a partir do mapeamento preliminar da realidade do entorno; da integração dos membros envolvidos; da aplicação prática com a construção efetiva dos círculos de diálogo; e da avaliação dos resultados atingidos com a prática extensionista. Foi possível perceber a importância da prática desenvolvida, sua vinculação à meta 9 do CNJ, bem como ao ODS 5 da Agenda Global. Por fim, foi possível perceber a possibilidade de aplicação dos círculos de diálogos para o enfrentamento dos conflitos de natureza familiar, notadamente, a violência doméstica.
Referências
ALMEIDA, C. D. de; OLIVEIRA, S. B. BRUM, L. S. Da comunicação não-violenta à cultura de paz: círculos, narrativas e contribuições. Revista Observatório, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 463–480, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p463. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6775. Acesso em: 14 fev. 2024.
BERNINI, Ednéia Aparecida Bernardineli. A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 11, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4283. Acesso em: 16 abr. 2024.
BRASIL. Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça de 29 de novembro de 2010. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files/resolucao_125_29112010_03042019145135.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
CASTRO JR., Osvaldo Agripino de. Teoria e prática do direito comparado e desenvolvimento: Estados Unidos x Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, IBRADD, UNIGRANRIO, 2002.
CORRÊA, Danielle Cristina Gomes. Banco de Dados Geográfico na Gestão Territorial: Produção de Informação sobre violência contra mulher em Belo Horizonte (2010 a 2016). Monografia (especialização). Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Cartografia, 2017.
DENCKER, A. de F. M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 5ª ed. São Paulo: Futura, 1998.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 3ª ed. Belo Horizonte. Del Rey, 2010.
LEDERACH, John Paul. Transformação de conflitos. São Paulo: Palas Athena; 1ª edição, 2012.
DEUTSCH, Morton. The resolution of conflict: constructive and destructive processes. New Haven and London: Yale University Press, 1973.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/hotsites/agenda-2030/. Acesso em: 20 nov. 2022.
PRANIS, Kay. Processos Circulares. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002.
TJMG. Estatísticas da Política de Tratamento Adequado de Conflitos' disponibilizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Disponível em: https://www.tjmg.jus.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A80BCE682FFA0E301830F26608E0C6B. Acesso em: 20 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.