A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO PERÍODO PRÉ-COLONIAL: OS POVOS BANTU E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA A VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-008

Palavras-chave:

Educação, Angola, Período pré-colonial, Povos Bantu

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a educação no território atualmente conhecido como Angola antes da invasão pelos portugueses. Apoiados em autores como Altuna (2014), Brito Neto (2005), Cá, Timbane e Manuel (2020), Djaló (2017), Pembele (2022), Silva Neto (2005), entre outros, buscamos investigar os processos educativos desenvolvidos pelos povos Bantu no que diz respeito à formação de homens e mulheres para a vida em comunidade. Destacamos os rituais de iniciação e passagem como processos educativos importantes de preparação para a vida adulta e enfatizamos os papéis fundamentais da oralidade e da convivência na educação tradicional africana. Refletimos, ainda, acerca da crueldade da colonização que aniquilou inúmeros conhecimentos e formas de viver, um epistemicídio que, infelizmente, continua ainda hoje. Finalizamos com uma tentativa de esperançar o futuro, projetando possibilidades para uma educação libertadora em Angola.

Biografia do Autor

Fernando Júnior Adão António, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (PPGE-IFG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira(UNILAB) e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela mesma instituição.

Paula Graciano Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Letras e Linguística. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (PPGE-IFG).

Referências

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Publicado

12-04-2024

Como Citar

ADÃO ANTÓNIO, Fernando Júnior; PEREIRA, Paula Graciano. A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO PERÍODO PRÉ-COLONIAL: OS POVOS BANTU E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA A VIDA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 138–154, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i1.2024-008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10977. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos