DIMENSÕES ANDRAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS MESTRANDOS DE ENSINO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: APRENDIZADOS PARA A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-003Palavras-chave:
Educação em Saúde, Aprendizagem, AndragogiaResumo
educação é a base de todo processo de transformação do sujeito. Nos diversos estágios, desde a educação religiosa, quando era ministrada pelos jesuítas, passando pela educação prática na época da revolução industrial, até os dias atuais, voltada para a profissionalização do sujeito. Este artigo trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por estudantes de um curso de mestrado, sobre teorias e princípios de aprendizagem do adulto, usando como norteadores os princípios da andragogia. Tem-se como objetivo geral relatar a vivência dos estudantes de um curso de mestrado profissional em ensino na saúde, suas formas de conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem com seus desafios, além de trazer para si novos conceitos e atividades para desenvolver o conhecimento centrado na autonomia dos estudantes. Este estudo possibilitou a aplicação prática dos conceitos de andragogia com abordagens inovadoras a fim de atender às exigências de um mundo em constante transformação, aproximando teoria e prática no processo de formação de novos multiplicadores desse conhecimento.
Referências
COSTA, D. A. et al. Enfermagem e educação em saúde. Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás. p. 2-9, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1123339/enfermagem-e-a-educacao-em-saude.pdf. Acesso em: 28 jun. 23.
CAVANCANTI, Roberto de Albuquerque; GAYO, Maria Alice Fernandes da Silva. Andragogia na educação universitária. Conceitos. Disponível em: www.adufpb.org.br/publica/conceitos/11/art05.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.
COLARES, Karla Taísa Pereira; OLIVEIRA, Wellington de. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere [S.l.], v. 6, n. 2, p. 300 - 320, jan. 2019. ISSN 2359-0424. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910. Acesso em: 17 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910.
DE AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: Andragogia e as habilidades de aprendizagem/ Carlos Tasso Eira de Aquino. 1ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Pág 11-13.a.
_________, T.C.E., Como aprender: Andragogia e as habilidades de aprendizagem/ Carlos Tasso Eira de Aquino. 1ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.b.
__________, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DE CARVALHO, Jair Antonio et al. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Ensino, saúde e ambiente, v. 3, n. 1, 2010.
DOMINGUES, C. M. A. S. et al. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma História repleta de conquistas e desafios a serem superados. Caderno de Saúde Pública, v. 36, p. e00222919, 2020. pág. 11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/XxZCT7tKQjP3V6pCyywtXMx/#. Acesso em: 18 jun. 2023
DRAGANOV, P. B.; FRIEDLÄNDER , M. R.; SANNA, M. C. ANDRAGOGIA NA SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Rev. Esc. Anna Nery., v. 15, n. 1, p. 149-156, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/czGrSw7PfRjR8SzkBvXYSdn/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 set. 2023.
FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira; KOWALOLM, Isabel Cristina; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Aprendizagem Significativa e Andragogia na formação continuada de Profissionais de Saúde. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learing Review – v. 6 (2), p. 01-20, 2016.
KNOWLES, M. S. The modern prática of adult education - Fron Pedagogiy to Andragogy. Cambridge Adult Education, 1980.
¬¬__________, Malcolm S. et al. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Tradução de Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
LAWALL, P. Z. M.; PEREIRA, A. M. M.; OLIVEIRA, J. M.; GASQUE, K. C. S. A preceptoria médica em medicina de família e comunidade: uma proposta dialógica com a andragogia. Rev. Brasileira de Educação Médica., v. 47, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220058. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/vMhGNsRNF3R7FvK7vxXjw6Q/. Acesso em: 20 set. 2023.
LARROSA DE ALMEIDA, C.; OLIVEIRA DE MENEZES, L.; JOYCE ARAÚJO SILVA, A. Educação em saúde para usuários adultos dos sistemas de saúde sob perspectiva andragógica: revisão integrativa. Revista Brasileira de Saúde Funcional, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 178-186, 2021. DOI: 10.25194/rebrasf.v9i2.1450. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/RBSF/article/view/1450. Acesso em: 17 jun. 2023.a
_______, C.; OLIVEIRA DE MENEZES, L.; JOYCE ARAÚJO SILVA, A. Educação em saúde para usuários adultos dos sistemas de saúde sob perspectiva andragógica: revisão integrativa. Revista Brasileira de Saúde Funcional, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 178-186, 2021. DOI: 10.25194/rebrasf.v9i2.1450. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/RBSF/article/view/1450. Acesso em: 27 jun. 2023.b
MASETTO, M. T. Desafios para a docência no Ensino Superior na contemporaneidade. In: CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M.; FARIAS, I. M. S. F.; LIMA, M. S. L. (org.). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola e formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, v. 4, p. 779-795, 2015
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 27 jun. 2023.
NASCIMENTO, Bruna Gonçalo do; OLIVEIRA, Francisca Fabiana Bento de; ANDRADE, Beatriz de Pontes Medeiros; BOTÔ, Anne Heide Viera; GOMES, Maria de Fátima Cavalcante; SOUSA, Maria Fabilene Bento Oliveira de; SALES, Maria Julieta Fai Serpa; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Formaçao e Profisisonalização Docent; Ponderaçoes Contemporâneas. Educere – Revista da Educação da UNIPAR, v. 23 n. 3 (2023). Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10531/5065. Acesso em 20 out. 2023.
PÔNCIO, Rafael José. Ensino de jovens e adultos: princípios e desafios da Andragogia no Brasil / Rafael José Pôncio. – Guarujá-SP: Científica Digital LTDA. 2023. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/books/978-65-5360-274-8.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
REIS, F. L. A Educação como caminho de transformação social na visão de Paulo Freire. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 3, n. 2, p. 09-22, 2022. Disponível em: https://app.periodikos.com.br/article/63ba1477a953952f842e01b2/pdf/dialogosplurais-3-2-9.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, 2013. Disponível em: https://si3.ufc.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=657454. Acesso em: 18 jun. 2023.
SOMERA, Elizabeth A. S.; JÚNIOR, Renato Somera; RONDINA, João Marcelo - Uma proposta da andragogia para educação continuada na área da saúde. Arq. Ciência Saúde 2010. abr-jun. Disponível em: https://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-17-2/ido7_abr_jun_2010.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.
MALQUIAS, M. C. Teorias dos grupos e sociatria. In: NERY, M. P. Conceição I.G. (orgs.) Intervenções Grupais - O psicodrama e seus métodos. São Paulo: Ágora. 2012. pág. 18-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.