PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: JOGO DA ROLETA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-006Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Jogo matemático, Números inteirosResumo
O artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a eficácia do jogo matemático denominado roleta no ensino das operações básicas com números inteiros. O estudo se caracteriza de natureza qualitativa Creswell (2016), por se tratar de uma investigação que transcende o mero conhecer, suscitando compreensão de uma realidade a partir dos dados obtidos nas práticas pedagógicas com alunos do 7° ano de uma escola pública em Parintins. Os resultados das atividades desenvolvidas nas aplicações com o jogo matemático, indicam que o jogo da roleta dos inteiros deu a oportunidade aos alunos a compreenderem melhor os conceitos e diferenças de números positivos e negativos de uma forma lúdica e divertida.
Referências
BELTRÃO, I. S. L.; GONZAGA, A. M.; MACÊDO, D. M. C.; BARBOSA, I. S. Jo-gos matemáticos e suas possibilidades pedagógicas para o ensino das operações com números naturais. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.7 n. 3 set/dez, p.118-132, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CHAGAS, K. E. N. A cultura digital e a utilização de jogos no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Monografia de Especialização (Educação na Cultura Digital), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2016.
FACCHI, M. G. A importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
FERNANDES, L. L. O jogo Matix como recurso didático no estudo das operações com números inteiros. SOUZA, J. A. (orientador). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade do Estado do Amazonas, Parintins, 2015.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.
SILVA, W. S.; ALVES, R. W. S.; PONTES, J. V. S.; FERREIRA, R. O. Roleta dos inteiros. In: II Simpósio estadual de ensino pesquisa e extensão da FBJ, II Encontro Institucional do PROUPE/FBJ e III Encontro Institucional do PIBID. Anais [...]. Belo Jardim, PE, 2017. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/38981.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.