ESTUDOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REFERENCIADOS AO ENSINO HÍBRIDO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NOS CIAEDs 2017-2022
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-008Palavras-chave:
Educação a distância, CIAED, Ensino híbrido, BibliometriaResumo
O presente estudo visou analisar o perfil e as especificidades dos artigos publicados nos anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) entre 2017 e 2022. Trata-se de um estudo bibliométrico descritivo, com abordagem quantitativa, no qual foram selecionados trabalhos que continham em seu título o construto “ensino híbrido”. Foram selecionados 51 artigos entre as principais categorias do evento. A análise de perfil demonstrou a participação de 52 instituições e 184 autores, com predominância da participação feminina, na forma de dupla ou quádrupla autoria, concentradas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. O levantamento também indicou: maior ocorrência da abordagem qualitativa; predomínio da finalidade exploratória; estudo de caso como principal meio; análise documental como instrumento de coleta mais utilizado; análise de conteúdo como referência na análise de dados; e predominância do uso de bibliografia nacional.
Referências
ANDRADE, Maria de Fátima Ribeiro et. al. A educação municipal e a pandemia em Montes Claros: o retrato do ensino remoto. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v. 23, n. 3, p. 1328-1344, 2023.
ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
COSTA, Teresa et al. A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/4620. Acesso em: 06 fev. 2020.
GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005.
GUAREZI, Rita de Cássia Menegaz; MATOS, Márcia Maria de. Educação a distância sem segredos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Blendecd: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
PRICE, Derek de Solla. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.
SILVA, Filipe Quevedo et al. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. REMark – Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 248-249, 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12129/5774. Acesso em: 06 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.