ESTUDOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REFERENCIADOS AO ENSINO HÍBRIDO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NOS CIAEDs 2017-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-008

Palavras-chave:

Educação a distância, CIAED, Ensino híbrido, Bibliometria

Resumo

O presente estudo visou analisar o perfil e as especificidades dos artigos publicados nos anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) entre 2017 e 2022. Trata-se de um estudo bibliométrico descritivo, com abordagem quantitativa, no qual foram selecionados trabalhos que continham em seu título o construto “ensino híbrido”. Foram selecionados 51 artigos entre as principais categorias do evento. A análise de perfil demonstrou a participação de 52 instituições e 184 autores, com predominância da participação feminina, na forma de dupla ou quádrupla autoria, concentradas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. O levantamento também indicou: maior ocorrência da abordagem qualitativa; predomínio da finalidade exploratória; estudo de caso como principal meio; análise documental como instrumento de coleta mais utilizado; análise de conteúdo como referência na análise de dados; e predominância do uso de bibliografia nacional.

Biografia do Autor

Daniela Tavares, Universidade do Minho

Daniela Tavares, Administradora, docente e pesquisadora, Mestre em Ciência da Educação na área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO)-Braga/Portugal (2016), diploma reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Gestão Integrada do Capital Intelectual (2008) pela Faculdade Senac Pelotas/RS, pós-graduada no MBA em Gestão de Projetos (2009) pela Faculdade Anhanguera Pelotas /RS, especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (2018 pela Universidade Luterana do Brasil-Canoas (ULBRA) e atualmente é doutoranda em Ciência da Educação na área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO)-Braga/Portugal. Possui 25 anos de experiência em gestão de pessoas, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas e liderança e assim como em empreendedorismo, tecnologias e inovação.

Diana Schneider Gottschalck, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social ,Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale , Mestre em Ciências da Educação na área de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho /Portugal ,possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale (2007), especialização em MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas(2011), especialização em Pós MBA em Inteligência Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas(2013), especialização em Programa Especial Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Feevale(2013) e aperfeiçoamento em Business and Management for International Professional pela University Of Califórnia -IRVINE(2010), pós graduada em educação a distância ênfase em gestão e tutoria. Atualmente é professora no ensino presencial e no EaD , nos Cursos Técnicos do Eixo Gestão e Negócios. Possui experiência em tutoria no ensino superior na modalidade presencial nos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais. Pesquisadora e apaixonada pelas áreas de tecnologias na educação, formação de professores e práticas educativas inovadoras. Grande experiência profissional voltadas as áreas administrativa, financeira, fiscal e tributária

Giselly Santos Mendes, Universidade Feevale, FEEVALE

Mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade FEEVALE/RS, graduada Administração e em Tecnologia de Polímeros - Ênfase em Gestão da Qualidade. Experiência na área da garantia da qualidade, auditorias internas, processos industriais, materiais poliméricos, ensaios mecânicos e sistemas de gestão ISO 9001, ISO 14001. Atuação na iniciação científica e aperfeiçoamento acadêmico nas temáticas de inovação, gestão do conhecimento organizacional, gestão ambiental, sustentabilidade e inovação ambiental. Docente, Tutora e Conteudista para cursos de graduação e pós-graduação no Eixo de Gestão e Negócios. Elaboradora de Questões ENAD. 

Luciano de Lima Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2014). Possui pós graduação lato senso MBE Engenharia de Produção e Serviços pela Ulbra - Canoas (2016). Possui pós graduação lato senso em Docência no Ensino superior pelo Senac/SP - Santo Amaro (2018). Pós graduação Stricto Senso Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em andamento pelo IFRS com conclusão prevista para o segundo semestre de 2023. Atuou como docente nos cursos de Administração e Vendas no programa Jovem aprendiz do Senac RS (2016 - 2018). Atuando atualmente como docente nos cursos do eixo de gestão e negócios na QI Faculdades e Escolas Técnicas e como Tutor no curso técnico em Administração do Senac EAD. Tem experiência nas áreas de Educação e Administração

Referências

ANDRADE, Maria de Fátima Ribeiro et. al. A educação municipal e a pandemia em Montes Claros: o retrato do ensino remoto. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v. 23, n. 3, p. 1328-1344, 2023.

ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

COSTA, Teresa et al. A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/4620. Acesso em: 06 fev. 2020.

GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005.

GUAREZI, Rita de Cássia Menegaz; MATOS, Márcia Maria de. Educação a distância sem segredos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Blendecd: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PRICE, Derek de Solla. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.

SILVA, Filipe Quevedo et al. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. REMark – Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 248-249, 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12129/5774. Acesso em: 06 fev. 2020.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

TAVARES, Daniela; SCHNEIDER GOTTSCHALCK, Diana Raquel; SANTOS MENDES, Giselly; LIMA SILVEIRA, Luciano. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REFERENCIADOS AO ENSINO HÍBRIDO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NOS CIAEDs 2017-2022. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1673–1690, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i4.2023-008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10605. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos