PANCREATECTOMIA PARCIAL SECUNDÁRIA A ADERÊNCIA DE GRANULOMA OVARIANO PÓS OVÁRIO-HISTERECTOMIA – RELATO DE CASO

Autores

  • Thayná Medeiros Nóbrega Médico Veterinário Autônomo
  • Fernanda Fiuza Bittencourt Cardoso Médico Veterinário Autônomo
  • Rubem Bittencourt Cardoso Junior Médico Veterinário Autônomo
  • Giovanna Jacobina dos Reis Universidade Estácio de Sá / Aluna de graduação do Curso de Medicina Veterinária
  • Marina Couy Bogossian Khalil Universidade Estácio de Sá / Aluna de graduação do Curso de Medicina Veterinária
  • Bárbara de Almeida Haick Universidade Estácio de Sá / Aluna de graduação do Curso de Medicina Veterinária
  • Diego Gonzalez Vivas Universidade Estácio de Sá / Professor Auxiliar I Técnicas Cirúrgicas e Patologia Cirúrgica de Cães e Gatos

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v24i2cont.2021.8478

Resumo

O procedimento cirúrgico eletivo realizado com maior frequência na rotina veterinária é a ovário-histerectomia (OVH), com o objetivo de controle populacional dos animais e evitar diversas patologias. Infelizmente, há uma alta casuística de complicações pós-operatórias, como por exemplo a piometra de coto, ligadura acidental do ureter, síndrome do ovário remanescente, formação de granulomas inflamatórios e aderências a órgãos. Os granulomas de coto ovariano são formados a partir de uma resposta inflamatória a um corpo estranho, normalmente por um fio de sutura utilizado inadequadamente, e/ou a um sítio de infecção. Estes podem estimular aderências entre eles e a camada serosa de órgãos, podendo aderir a alças intestinais, bexiga e até mesmo ao pâncreas, sendo raros os casos. As aderências são capazes de causar inúmeras complicações e dependendo da estrutura aderida, pode levar ao comprometimento da função do órgão. A aderência de um granuloma de coto ovariano ao pâncreas possivelmente ocorre por conta da proximidade entre o ovário direito e o pâncreas, ocasionando uma adesiogênese entre as estruturas. O presente relato refere-se a uma cadela com 10 anos de idade da raça Jack Russel Terrier, que apresentou granulomas ovarianos com aderências no pâncreas e em diversos órgãos após a ovariohisterectomia. Para a solução do caso, foi realizado uma celiotomia exploratória para avaliação da cavidade abdominal, retirada das aderências das estruturas e das formações granulomatosas, sendo necessária a realização de uma pancreatectomia parcial para a retirada completa do granuloma.

Downloads

Publicado

26-10-2021

Como Citar

NÓBREGA, Thayná Medeiros; CARDOSO, Fernanda Fiuza Bittencourt; JUNIOR, Rubem Bittencourt Cardoso; DOS REIS, Giovanna Jacobina; KHALIL, Marina Couy Bogossian; HAICK, Bárbara de Almeida; VIVAS, Diego Gonzalez. PANCREATECTOMIA PARCIAL SECUNDÁRIA A ADERÊNCIA DE GRANULOMA OVARIANO PÓS OVÁRIO-HISTERECTOMIA – RELATO DE CASO. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2cont, 2021. DOI: 10.25110/arqvet.v24i2cont.2021.8478. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/veterinaria/article/view/8478. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de Caso