AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA TEMPORAL E DA PREVALÊNCIA DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA E HUMANA DENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019 EM MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS – BRASIL

Autores

  • Fabiano Borges PEREIRA FPM UFU
  • Adriele Laurinda Silva Vieira FPM UFU
  • Elizaine Aparecida Guimarães Bicalho FPM
  • Saulo Gonçalves Pereira FPM FCJP UFU
  • Sandra Regina Afonso Cardoso FPM UFU

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v24i1cont.2021.8445

Resumo

Leishmanioses são causadas por protozoários do gênero Leishmania, parasitos que infectam grande número de mamíferos, incluindo o homem. A Leishmaniose Visceral (LV) é a forma mais severa da doença e invariavelmente leva ao óbito, se não diagnosticada e tratada precocemente. O objetivo desse estudo foi realizar uma análise de natureza documental, descritiva e analítica, de abordagem quantitativa das informações contidas no banco de dados - FUNED/GAL (Fundação Ezequiel Dias/Gerenciador de Ambientes Laboratoriais), da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Os dados epidemiológicos que compõe este estudo são registros de casos positivos e negativos da cidade de Patos de Minas-MG e 18 municípios das mesorregiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Norte de Minas. No período compreendido entre janeiro de 2010 e junho de 2019 foi notificado um total de 1170 indivíduos suspeitos de Leishmaniose Visceral Canina e/ou Humana. 304 (25,98%) indivíduos receberam o resultado positivo, enquanto 866 foram negativos, e em alguns casos, inconclusivos. Os dados obtidos no estudo revelaram a tendência temporal crescente e alta prevalência da doença, mostrando que a doença está em expansão na região estudada onde o cão é o principal reservatório doméstico da doença, permanecendo como principal elo de ligação entre o protozoário e o hospedeiro humano.

Biografia do Autor

Fabiano Borges PEREIRA, FPM UFU

Graduado em Medicina Veterinária - FPM, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - Mestrado, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, campus Patos de Mina

Adriele Laurinda Silva Vieira, FPM UFU

Graduada em Farmácia e Bioquímica. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Manipulação Magistral Alopática. Atualmente, ministra as disciplinas de Biofísica, Farmacologia, Citologia, Histologia e Embriologia (CHE) e Farmácia Clínica na Faculdade Patos de Minas (FPM) nos cursos de graduação em Farmácia, Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Biomedicina. Supervisiona estágios voltados à atividades assistenciais e clínicas do farmacêutico no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD-FHEMIG). Desenvolve pesquisas na área de Diagnóstico Salivar de doenças crônicas pela UFU e em parceria com a FPM. Linhas de pesquisa: Farmácia Clínica; Fisiopatologia e Farmacologia de Doenças Crônicas; Diagnóstico e nanobiotecnologia salivar de Doenças Crônicas e Assistência Farmacêutica Hospitalar. Membro titular do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Faculdade Patos de Minas.

Elizaine Aparecida Guimarães Bicalho, FPM

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde de Patos de Minas -Facisa ,com Pós graduação em Saúde da família e do Trabalhador e Docência Superior pela Faculdade Patos de Minas -FPM ;Pós em andamento de Gestão Publica pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU;Mestre em Promoção de Saúde pela UNIFRAN- Atualmente Coordenadora do Curso de enfermagem da Faculdade Patos de Minas e Docente das disciplinas Saúde coletiva ,PSF,Saúde da mulher e Neonatologia .Enfermeira da Prefeitura municipal de Patos de Minas na secretaria de saúde (Epidemiologia )

Saulo Gonçalves Pereira, FPM FCJP UFU

É graduado em Ciências Biológicas Bacharel/Licenciatura - Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - UEMG) e graduado em Pedagogia (UNICESUMAR), Doutor em Saúde Animal no programa de Ciências Veterinárias (morfologia) da UFU; Mestre em Ciências Veterinárias na área de concentração - Saúde Animal (UFU) . Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela (FPM), especialista em Gestão Ambiental (CRBio 04). É Consultor Ambiental, Professor Universitário (graduação e pós-graduação) e educação básica. Tem experiência na área de Morfologia e Ecologia de grandes mamíferos (ênfase em lobo-guará e anta), Gestão e Educação Ambiental, além de experiência na área da Educação e Docência. Integra o LAPAS - UFU, é membro do Comitê de Ética e Pesquisa da FPM e da Comissão de Ética no Uso de Animais -FPM.

Sandra Regina Afonso Cardoso, FPM UFU

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós-doutorado em Biofísica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunto da graduação da Faculdade Patos de Minas (FPM). Docente responsável pelas disciplinas Parasitologia Veterinária, Doenças dos Animais Domésticos I e II. Tem experiência na área de diagnóstico (parasitológico, imunológico e molecular) e profilaxia (vacinas) das leishmanioses. Atua também no estudo de novos fitoterápicos utilizando extratos vegetais da flora brasileira. É supervisora de estágio na área de Parasitologia/coproscopia; Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/FPM);

Downloads

Publicado

23-07-2021

Como Citar

PEREIRA, Fabiano Borges; VIEIRA, Adriele Laurinda Silva; BICALHO, Elizaine Aparecida Guimarães; PEREIRA, Saulo Gonçalves; CARDOSO, Sandra Regina Afonso. AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA TEMPORAL E DA PREVALÊNCIA DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA E HUMANA DENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019 EM MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS – BRASIL. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1cont, 2021. DOI: 10.25110/arqvet.v24i1cont.2021.8445. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/veterinaria/article/view/8445. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original