Consumo de Frutos por Quatro Espécies de Pica-Pau (Picidae: Aves) em Remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual do Sul do Brasil

Autores

  • Sandra Bos Mickich

Resumo

O presente estudo, realizado entre 1990 e 1997 em dois fragmentos da Floresta Estacional Semidecidual do Estado do Paraná, Brasil, examina o consumo de frutos por quatro representantes da família Picidae (Melanerpes flavifrons, Veniliornis spilogaster, Colaptes melanochloros e Celeus flavescens). A dieta dessas espécies foi avaliada através de duas técnicas complementares: registros visuais de consumo de frutos e análise de amostras fecais. Foram obtidos 41 registros visuais e 23 amostras de fezes, das quais mais da metade continha sementes de uma ou mais espécies em quantidades variáveis (1 a 100). No total, foram identificadas 13 espécies de frutos, cujas características são apresentadas e discutidas. Ao contrário do esperado, o maior consumo de frutos ocorreu durante o período de menor disponibilidade deste recurso na região, i.e. no período de outubro a março. Como é neste período que estas aves se reproduzem e também é nele que ocorre o pico de disponibilidade de insetos, o consumo de frutos é discutido em termos de equilíbrio de nutrientes e energia, principalmente para os ninhegos. Dados sobre a captura dessas espécies em redes de neblina são apresentados em detalhe, com o objetivo de estimular estudos que possam contribuir para o melhor entendimento da biologia de picídeos neotropicais.

Downloads

Como Citar

MICKICH, Sandra Bos. Consumo de Frutos por Quatro Espécies de Pica-Pau (Picidae: Aves) em Remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual do Sul do Brasil. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 5, n. 2, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/veterinaria/article/view/767. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos