Desempenho Produtivo e Reprodutivo de Animais Mestiços Leiteiros (5/8 HVB x 3/8 Zebu) na Região Noroeste do Estado de São Paulo

Autores

  • Júlio Cesar de Souza
  • José Ramos Nogueira
  • Carlos Henrique Mendes Malhado
  • Paulo Bahiense Ferraz Filho
  • jackson Barros do Amaral
  • Juliano Sales de Oliveira
  • Durval Fares Viana Camargo

Resumo

Com o objetivo de estudar a produção do gado mestiço (5/8 HVB e 3/8 ZEBU), na região Noroeste do Estado de São Paulo, avaliou-se os desempenhos produtivos e reprodutivos de vacas e bezerros na Estação Experimental de Zootecnia de Andradina (EEZA), em um período de sete anos, submetidas a controle leiteiro mensal, em sistema de uma ordenha diária com bezerro ao pé. Para o estudo do peso dos bezerros ao nascer e ao desmame, utilizou-se dados de 214 animais e para a produção de leite, 269 lactações de 74 vacas (2234 observações). Os dados foram analisados pelo método dos quadrados mínimos utilizando-se do programa SAS (1996). Para o peso ao nascer e ao desmame, utilizou-se um modelo contendo os efeitos fixos de sexo, mês e ano de nascimento do bezerro e a covariável idade da vaca (linear e quadrática) e o efeito aleatório de touro. Para a produção de leite, o modelo continha os efeitos fixos de mês e ano de nascimento do bezerro, idade da vaca, dias de lactação e mês do controle, e para o intervalo entre partos, o modelo continha os efeitos de vaca, mês e ano de nascimento do bezerro. Para o peso ao nascer apenas o efeito de sexo foi significativo (P<0,01), enquanto para o peso ao desmame e a produção de leite, todos os efeitos foram significativos (P<0,05), e apenas o ano de nascimento do bezerro influenciou significativamente (P<0,01) o intervalo entre partos. Os pesos médios e respectivos erros padrões para o peso ao nascer e ao desmame foram de 32,4 ± 0,6 kg e 125,7 ± 3,0 kg para os machos; 30,2 ± 0,6 kg e 117,7 ± 2,8 kg para as fêmeas, respectivamente. A média ajustada para o intervalo entre parto foi de 12,8 ± 0,7 meses e a idade a primeira cria teve média de 45,9 ± 7,1 meses e a produção média de leite ajustada para os 305 dias, foi de 1605,4 ± 128,3 kg. Apesar dos baixos índices de produtividade, o uso de animais mestiços pode ainda ser uma boa oportunidade para pequenos criadores que não dispõe de recursos para realizar grandes investimentos.

Downloads

Como Citar

SOUZA, Júlio Cesar de; NOGUEIRA, José Ramos; MALHADO, Carlos Henrique Mendes; FILHO, Paulo Bahiense Ferraz; AMARAL, Jackson Barros do; OLIVEIRA, Juliano Sales de; CAMARGO, Durval Fares Viana. Desempenho Produtivo e Reprodutivo de Animais Mestiços Leiteiros (5/8 HVB x 3/8 Zebu) na Região Noroeste do Estado de São Paulo. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 5, n. 1, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/veterinaria/article/view/743. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos