PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MARISQUEIROS E CONDIÇÕES HIGIÊNICAS ADOTADAS NA CADEIA PRODUTIVA DE OSTRA (MOLLUSCA, BIVALVIA)
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqvet.v19i4.6098Resumo
O consumo de ostras na forma in natura exige muito cuidado e práticas higiênicas e sanitárias corretas pelos marisqueiros e demais manipuladores desse alimento durante o processo de beneficiamento à comercialização, para que não haja contaminação por microrganismos patogênicos e deteriorantes. O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil socioeconômico de marisqueiros e as condições higiênicas e sanitárias praticadas na cadeia produtiva de ostras do gênero Crassostrea desde a extração até a comercialização. No período de janeiro a abril de 2014, por meio da técnica de amostragem “Bola de Neve” foram selecionados 40 marisqueiros na Ilha de São Luís - MA, os quais foram entrevistados utilizando-se questionário semiestruturado. De acordo com os resultados, a maioria dos marisqueiros, possui ensino fundamental incompleto, faixa etária entre 21 e 30 anos e encontram-se em união estável ou casados. Parte das ostras são extraídas em bancos naturais na área de estudo, enquanto outra parte é proveniente de atravessadores oriundos de outros municípios maranhenses.Após a aquisição, pode demorar até três dias para serem comercializadas. Concluiu-se que as condições higiênicos sanitárias adotadas na atividade de extração de ostras até a comercialização são insatisfatórias, indicando falta de boas práticas em todas as etapas ao longo do processo de produção, o que pode representar riscos à saúde da população apreciadora do consumo in natura desse bivalve. Além disso, indica a necessidade de fiscalização dessa atividade, já que os organismos são transportados de forma inadequada e passam muito tempo até chegar ao consumidor final.Downloads
Publicado
04-04-2017
Como Citar
RIBEIRO, Eliane Braga; BASTOS, Luciana da Silva; ALMEIDA, Zafira da Silva de; NETA, Raimunda Nonata Fortes Carvalho; COSTA, Francisca Neide. PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MARISQUEIROS E CONDIÇÕES HIGIÊNICAS ADOTADAS NA CADEIA PRODUTIVA DE OSTRA (MOLLUSCA, BIVALVIA). Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 4, 2017. DOI: 10.25110/arqvet.v19i4.6098. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/veterinaria/article/view/6098. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original