AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACERCA DO TEMA DIABETES MELLITUS APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA

Autores

  • Ana Flávia Machado de Oliveira Alves
  • Amanda Silva Mendes
  • Joyce Assunção Barros
  • Fernanda Bonato Zuffi
  • Adriana Cristina Nicolussi

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-079

Palavras-chave:

Educação Continuada, Diabetes Mellitus, Agentes Comunitários de Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: identificar e avaliar o nível de conhecimento de agentes comunitários de saúde antes e após a realização de uma educação permanente em saúde sobre diabetes mellitus. Método: pesquisa quantitativa, analítica e prospectiva; realizada com agentes comunitários de saúde de uma Unidade Básica de Saúde em uma cidade do Triângulo Mineiro. Foram utilizados dois questionários: um contendo questões sociodemográficas e laborais e outro sobre a diabetes mellitus. Foram realizados três encontros com cada equipe, sendo o primeiro e terceiro para a coleta dos dados e o segundo para a realização da educação permanente. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e teste não paramétrico de Wilcoxon para comparar os dois momentos. Resultados: Participaram 15 agentes comunitários de saúde. De 18 questões, observou-se que no pré-teste, o número de acertos variou entre sete e 16, enquanto que no pós-teste variou entre 10 e 17. Nas comparações, houve um aumento de acertos tanto no questionário em geral quanto nas categorias: conceito, diagnóstico e complicações e prevenção. Conclusão: a intervenção proporcionou um aumento no nível de conhecimento sobre a temática aos agentes comunitários de saúde da unidade.

Referências

AMARO, M.O.F. et al. Concepções e práticas dos enfermeiros sobre Educação Permanente no Ambiente Hospitalar. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 22, n. 2, p. 81-94, maio/ago. 2018. Disponível em https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i2.2018.6337. Acesso em: 07.mai.2023.

ARAÚJO, A. F. Condições de trabalho de agentes comunitários de saúde. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6769. Acesso em: 23 mar.. 2023.

AVELAR, J.M.F. O agente comunitário de saúde e a educação permanente em saúde. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) – Universidade Federal de Minas Gerais, Lagoa Santa, 2014. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4314.pdf. Acesso em: 23.mar.2023.

BOVIOT, A.B. A importância do agente comunitário de saúde para a Estratégia Saúde da Família: a Unidade Básica de Saúde com Saúde da Família de Saturnino Braga, em Campos dos Goytacazes, RJ. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) – Universidade Aberta do SUS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, 2016. https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/8050. Acesso em: 04. abr.2023.

BRASIL. Ministério da Saúde, Departamento de Informática do SUS, DATASUS Tecnologia da informação a serviço do SUS. HIPERDIA: Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos. Brasília: Ministério da Saúde. 2017. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/hiperdia/cnv/hddescr.htm Acesso em: 18.abr.2023.

CARVALHO-FILHA, F. S. S.; NOGUEIRA, L. T.; VIANA, L. M. M. Hiperdia: adesão e percepção de usuários acompanhados pela estratégia saúde da família. Revista Rene, Rio de Janeiro, v.12, p.930-6, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011012esp00006. Acesso em: 20 mar. 2023.

DAMACENO, A. N. et al. Redes de atenção à saúde: uma estratégia para integração dos sistemas de saúde. Rev Enferm UFMS, v.10, n.14, p.1-14, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5902/2179769236832. Acesso em: 20 abr. 2023.

FERREIRA, L. et al. Educação Permanente em Saúde: uma revisão integrativa da literatura. Saúde Debate, v.43, n.120, p.223-39. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017. Acesso em: 20 abr. 2023.

FREIRES, J. D. Percepção dos Agentes Comunitários de Saúde frente aos fatores determinantes para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus em crianças. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) – Centro de Educação e Saúde - Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8218. Acesso em: 10 abr.2023.

GODOI, B.B., LEITE, L.F.A. Educação Permanente em Agentes Comunitários de Saúde: experiência de um projeto de extensão. R. Eletr. de Extensão, ISSN 1807-0221 Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 138-146, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p138. Acesso em 07.mai.2023.

GONÇALVES, F. C.; FARIA, C. C. C. O acesso aos serviços de saúde: uma análise na perspectiva do gênero. Revista Perquirere, v.13, n.1, p.135-147, 2016. Disponível em: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/issue/view/107. Acesso em: 10 abr.2023.

GOUVEIA, A. B. et al. Educação permanente para os agentes comunitários de saúde: estratégia no processo de trabalho. desafios. Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v.8, n.3, p.9–21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uftv8-9133. Acesso em: 26 abr. 2023.

MACHADO, L.M. et al. Percepção dos agentes comunitários de saúde em relação à promoção da saúde nas visitas domiciliárias. Enfermagem Rev, v.22, n.1, p.47-55, 2019. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/20184/14569. Acesso em: 23 abr. 2023.

MENDES, E.V. Entrevista: a abordagem das condições crônicas pelo Sistema Único de Saúde, Cien Saude Colet, v.23, n.2, p.431-6, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018232.16152017. Acesso em: 20 mar. 2023.

MENDONÇA, J.A. et al. Eficácia de oficinas educativas sobre a prevenção do pé diabético para agentes comunitários de saúde. Rev Enferm Atual In Derme, v. 96, n.39, e-021300, 2022. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1415. Acesso em: 23 abr. 2023.

MOTA, T. A. et al. Fatores associados à capacidade funcional de pessoas idosas com hipertensão e/ou diabetes mellitus. Revista Esc Anna Nery, v.24, n.1, e20190089, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0089. Acesso em: 20 mar. 2023.

PAIM, J. et al. The Brazilian health system: history, advances, and challenges. Lancet, v.377, n.9779, p.1778-97, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60054-8. Acesso em: 18 abr. 2023.

POLIT, D.F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem [recurso eletrônico] / Denise F. Polit, Cheryl Tatano Beck; revisão técnica: Karin Viegas, Priscila Schmidt Lora, Sandra Maria Cezar Leal; tradução: Maria da Graça Figueiró da Silva Toledo. – 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2019

QUEIROZ, D.M.; SILVA, M.R.F.; OLIVEIRA, L.C. Educação permanente com agente comunitário de saúde: potencialidades de uma formação norteada pelo referencial da Educação Popular e Saúde. Interface, Botucatu, v.18, n.2, p.1199-1210, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0303 Acesso em: 18 marc. 2023.

RAMPELOTTO, G.F. et al. Ações educativas às pessoas com hipertensão e diabetes: trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde rural. Revista de Enfermagem da UFSM. v.12, n.43, p.1-17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2179769268715. Acesso em: 24 abr. 2023.

REZIO, L.A; FORTUNA, C.M; BORGES, F.A. Pistas para a educação permanente em saúde mental na atenção básica guiada pela Socio clínica Institucional. Rev Lat Am Enfermagem, v. 27, e3204, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3217.3204. Acesso em: 18 mar. 2023.

RIBEIRO, S.A. et al. Elaboração e validação de cartilha sobre diabetes para Agentes Comunitários de Saúde. Rev Bras Enferm, v.73, n.7, e20180899, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0899. Acesso em: 23 abr. 2023.

SANTANA, B.S. et al. Hipertensão arterial em idosos acompanhados na atenção primária: perfil e fatores associados. Esc Anna Nery, v.23, n.2, e20180322. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0322. Acesso em: 25 mar. 2023.

SANTOS, A. L.; SILVA, E.M.; MARCON, S.S. Assistência às pessoas com Diabetes no hiperdia: potencialidades e limites na perspectiva de enfermeiros. Revista Texto e Contexto Enfermagem, v.27, n.1, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018002630014. Acesso em: 19 mar. 2023.

SEDIYAMA, C. M. N. O. et al. Aula expositiva dialogada: um relato sobre essa abordagem em uma campanha do outubro rosa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n.5, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e7718.2021. Acesso em: 19 mar. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World health statistics 2018: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals. Geneva: WHO, 2018. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/272596. Acesso em: 19 abr. 2023.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

ALVES, Ana Flávia Machado de Oliveira; MENDES, Amanda Silva; BARROS, Joyce Assunção; ZUFFI, Fernanda Bonato; NICOLUSSI, Adriana Cristina. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACERCA DO TEMA DIABETES MELLITUS APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 3373–3389, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-079. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/9988. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos