DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Victor Matheus Silva Maués
  • Pilar Maria de Oliveira Moraes
  • Carlos Jefferson Santana de Souza
  • Luciana Tábatha Souza e Silva
  • Dayvison Santos de Oliveira
  • Nathaska Lorrana Santiago da Rocha
  • Camila Negrão Monteiro
  • Nayara Caroline Silva Maués
  • Hanna Ariane Monteiro Carrera
  • Creusa Barbosa dos Santos Trindade

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-067

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Permanente, Saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender como as pesquisas têm abordado o diálogo da aprendizagem significativa como um aspecto imprescindível na formação dentro das ações de educação permanente em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS e SCIELO. Como critérios de inclusão foram selecionados artigos em português, no período de cinco anos e que tivessem a temática da Aprendizagem Significativa na Educação Permanente em Saúde. Resultados: Utilizando o cruzamento entre os DeCS “Educação Permanente” and “Aprendizagem significativa'' and “Saúde”, foram encontrados 2380 periódicos, destes 1295 na base de dados LILACS e 896 SCIELO. Porém, apenas 11 artigos estavam de acordo os critérios de inclusão estabelecidos acima, sendo destes 9 (81,81%) da base de dados LILACS e 2 (18,19%) da base SCIELO. Discussões: A leitura da produção científica encontrada, possibilitou identificar que há ainda ausência quanto a discussões sobre o campo da aprendizagem significativa dentro da EPS, no sentido de identificar os conceitos da aprendizagem e seus desdobramentos para a formação no campo da saúde. Essa lacuna dialoga com a necessidade de pensarmos na formação dos profissionais para além das questões técnicas e/ou relacionadas ao conteúdo, mas da formação para a aprendizagem e da criação de espaços cotidianos criativos onde o aprender e o ensinar são ferramentas perceptíveis do processo de trabalho. Conclusão: Esta pesquisa possibilitou visualizar que há ainda um espaço importante de diálogo que precisa ser construído entre os marcos metodológicos, referentes ao processo de ensino-aprendizagem engendrados na PNEPS e seus desdobramentos nas ações, considerando que para que haja a aprendizagem é preciso compreender de que maneira ela ocorre, como ocorre e como pode ser significativa.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

MAUÉS, Victor Matheus Silva et al. DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 3183–3197, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-067. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/9959. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos