MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE MEDICINA: O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO HÍBRIDO COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAR O DISCENTE INGRESSANTE EM TEMPOS PÓS PANDÊMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Felipe Pereira
  • Mariah Cristina Lemes da Costa
  • Yasmim Lisboa de Oliveira
  • Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade
  • Thiago Luis de Andrade Barbosa
  • Monica Augusta Mombelli

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-049

Palavras-chave:

Monitoria Acadêmica, Ensino Híbrido, Relato de Experiência

Resumo

No período pós pandêmico o retorno às aulas se deu em modelos distintos, dentre eles, o híbrido, capaz de utilizar da melhor forma os recursos presentes, tanto na educação presencial, quanto na não-presencial. O presente trabalho é um relato de experiência com o objetivo de descrever a participação, como discente monitor, de três acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana no projeto “Monitoria Acadêmica em Programa de Integração Ensino Serviço Comunidade I como estratégia para integrar o estudante ingressante”, relatando o uso de ferramentas digitais no ensino híbrido como método de superação das barreiras temporais e espaciais e de engajamento discente. Nesse sentido, evidenciou-se maior flexibilidade de acesso dos discentes ingressantes à monitoria acadêmica pela introdução do ensino híbrido, contribuindo para o processo de adaptação à vida acadêmica. Ainda, o uso de ferramentas digitais se mostrou um facilitador do processo de sistematização e internalização das informações e vivências. Por fim, o fator de maior relevância na integração dos discentes foi a promoção de ambientes abertos a questionamentos com coordenação horizontal e rede de apoio, sejam eles presenciais ou não.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

PEREIRA, Felipe; DA COSTA, Mariah Cristina Lemes; DE OLIVEIRA, Yasmim Lisboa; ANDRADE, Ludmila Mourão Xavier Gomes; BARBOSA, Thiago Luis de Andrade; MOMBELLI, Monica Augusta. MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE MEDICINA: O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO HÍBRIDO COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAR O DISCENTE INGRESSANTE EM TEMPOS PÓS PANDÊMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 2891–2903, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-049. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/9938. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos