ENFERMEIRO E JUVENTUDES: DIÁLOGO NA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores

  • André Ribeiro de Castro Júnior
  • Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho
  • Leidy Dayane Paiva Abreu
  • Fabiane do Amaral Gubert
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-005

Palavras-chave:

Enfermagem, Adolescente, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Estratégias, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Apresentar a percepção de jovens sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis numa perspectiva dialógica e participativa. Método: Pesquisa-Ação realizada no Centro Urbano de Ciência, Arte e Cultura de Fortaleza, Ceará, com 34 jovens, com apoio da técnica dos Círculos de Conversação. Realizou-se 3 grupos, com duração média de 50 minutos, sobre temas relacionados à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Para organização de dados utilizou-se da técnica de análise de conteúdo de Minayo em associação ao software Iramuteq. a análise foi realizada à luz da literatura recorrente. Resultados: Dentre as categorias a ‘Corpos em ação: Diálogos e tabus’ apontou as dificuldades dos jovens em dialogar sobre sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis na família, além de tabus. O uso do Círculo de Conversação favoreceu ao enfermeiro prover educação em saúde enquanto reconhece junto a população suas potências e fragilidades. Atuar junto ao território da periferia permitiu levar essa atuação descentralizada permitindo maior alcance desse jovem, incentivando e reconhecendo o cenário epidemiológico daquele espaço geográfico. Considerações finais: Esse modelo de cuidado prestado por enfermeiros  mobiliza o jovem a conciliar o papel da clínica de enfermagem e a corresponsabilização no cuidado e na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Referências

Carvalho GRO, Pinto RG, Santos MS. Conhecimento sobre as infecções sexual-mente transmissíveis por estudantes adolescentes de escolas públicas. Adolesc Saude. 2018;15(1):7-17. Available from: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo. asp?id=703

Agathão BT, Reichenheim ME, Morais CL. Health-related quality of life of adoles-cent students. 2018. Ciência & Saúde Coletiva, 23(2):659-668. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018232.27572016

Brum MLB, Motta MGC, Zanatta EA. Bioecological systems and elements that make adolescents vulnerable to sexually transmissible infections. Texto contexto - en-ferm. 2019; 28: e20170492. http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0492.

Cortez EA, Silva LM. Research-action: promoting health education with adoles-cents on sexually transmissible infections. Rev enferm UFPE online., Recife. 2017;11(Supl. 9):3642-9. Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.10620-94529-1-SM.1109sup201718

Mendonça GMM et al. Medos de adolescentes grávidas na perspectiva do processo grupal de Loomis. Paraninfo. 2017; 11(1): 1-4. Available from: http://www.index-f.com/para/n27/pdf/216.pdf

Oliveira MJP, Lanza LB. Health education: sexually transmitted diseases and preg-nancy in adolescence. Rev Fac de Ciências Méd Sorocaba. 2018;20(3): 138-141. http://dx.doi.org/ 10.23925/1984-4840.2018v20i3a4

Silva RF, Engstrom EM. Atenção integral à saúde do adolescente pela Atenção Primária à Saúde no território brasileiro: uma revisão integrativa. Interface (Botucatu). 2020; 24(Supl. 1): e190548 https://doi.org/10.1590/Interface.190548

Silva MBF, Barbosa AS, Alencar RM, Pinto FRM, Azevedo PKM. Nuances of sexual care: the nurse as a multiplier of knowledge in the school environment. Rev In-ter. 2018;11(1): 115-123.https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/1169

Minayo MCZ, (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29th. ed. Pe-trópolis, RJ: Vozes, 2010. 80 p.

Thiollent M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 10th. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 108 p.

Fortaleza. Mapa da Cultura do Ceará. Fortaleza: Coordenadoria da Juventude, 2020.

Castro Junior AR, Silva MRF. Círculo de conversação como estratégia meto-dológica qualitativa na produção de saberes em enfermagem. Rev. Research, Society and Development. 2020;9(6) e112963521. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3521

Souza MAR, Wall ML, Thuler ACMC, Lowen IMV, Peres AM. The use of IRA-MUTEQ software for data analysis in qualitative research. Rev. esc. enferm. USP. 2018; 52: e03353. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353.

Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: a free software for analysis of textual data. Temas psicologia. 2013;21(2):513-18. http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16

Brasil. Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas técnicas regulamentadoras de pesqui-sas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil; 2012. Jul 13, Seção 1: p. 59. (col. 3).

Pais JM, Culturas juvenis. 4 ed. - Lisboa: Impr. Nacional Casa da Moeda, 2003. 430 p.

Silva JC, Moraes MH, Mendes CF. Perception of caregivers on childhood and adolescence medicalization. Rev Inter de Promoção da Saúde. 2018;1(3):153-162. http://dx.doi.org/10.17058/rips.v1i3.12896.

Barros RP, Holanda PRCM, Sousa ADS, Apostolico MR. Health needs of adoles-cents from the perspective of Primary Health Care professionals. Ciência & Saúde Coleti-va. 2021;26(2):425-434. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021262.40812020

Gutiérrez M, Tomás JM, Pastor AM. Apoyo social de familia, profesorado y ami-gos, ajuste escolar y bienestar subjetivo en adolescentes peruanos. Suma Psicológica 2021;28(1):17-24. doi: https://doi.org/10.14349/sumapsi.2021.v28.n1.3

Santos VRP, Adão IC, Oliveira EC, Campos ICM, Andrade SC, Sacramento OA. Challenges of sexual education in the school context: the nursing’s role. Rev. Ele-tron. Debates em Educação Científica e Tecnológica. 2017;7(03): 187-207. https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.212

Oliveira PC, Pires LM, Junqueira ALN, Vieira MAS, Matos MA, Caetano KAA,et al. Sexual and reproductive health knowledge: a cross-sectional study with adoles-cents. Rev. Eletr.Enf. 2017;19:a17. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v19.39926.

Aguiar IAA, Lemos RB, Silva RS, Sousa EV, Sousa KBN, Sousa Filho PCB. Ci-randa between Education and Health: Aspects of Adolescent Mental Health in School Context in Times of Pandemic. Saúde Coletiva, 2021;11(COVID):7007–7012. doi: https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOV

Carmo TRG, Santos RL, Magalhães BC, Silva RA, Dantas MB, Silva VM. Compe-tencies in health promotion by nurses for adolescents. Rev Bras Enferm. 2021;74(Suppl 4):e20200118. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0118

Piccin C, Bertoldo CS, Martins FS, Oliveira G, Astarita KB, Ressel LB, et al. Proje-to adolescer: promovendo educação em saúde com adolescentes de uma escola munici-pal. Rev Enferm Atenção Saúde. 2017;6(2):161-168. http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/2022

Guerin CS, Coutinho C, Damaceno FM, Soares NM, Frigo JP, Soares LM. Promovendo educação em saúde no espaço não formal de aprendizagem. Rev Bras Promoç Saúde. 2017, 30(1): 5-12. https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/5801

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

DE CASTRO JÚNIOR, André Ribeiro; MARINHO, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto; ABREU, Leidy Dayane Paiva; GUBERT, Fabiane do Amaral; DA SILVA, Maria Rocineide Ferreira. ENFERMEIRO E JUVENTUDES: DIÁLOGO NA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 2175–2187, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-005. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/9778. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos