ENFERMEIRO E JUVENTUDES: DIÁLOGO NA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-005Palavras-chave:
Enfermagem, Adolescente, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Estratégias, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Apresentar a percepção de jovens sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis numa perspectiva dialógica e participativa. Método: Pesquisa-Ação realizada no Centro Urbano de Ciência, Arte e Cultura de Fortaleza, Ceará, com 34 jovens, com apoio da técnica dos Círculos de Conversação. Realizou-se 3 grupos, com duração média de 50 minutos, sobre temas relacionados à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Para organização de dados utilizou-se da técnica de análise de conteúdo de Minayo em associação ao software Iramuteq. a análise foi realizada à luz da literatura recorrente. Resultados: Dentre as categorias a ‘Corpos em ação: Diálogos e tabus’ apontou as dificuldades dos jovens em dialogar sobre sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis na família, além de tabus. O uso do Círculo de Conversação favoreceu ao enfermeiro prover educação em saúde enquanto reconhece junto a população suas potências e fragilidades. Atuar junto ao território da periferia permitiu levar essa atuação descentralizada permitindo maior alcance desse jovem, incentivando e reconhecendo o cenário epidemiológico daquele espaço geográfico. Considerações finais: Esse modelo de cuidado prestado por enfermeiros mobiliza o jovem a conciliar o papel da clínica de enfermagem e a corresponsabilização no cuidado e na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
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