A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA NAS QUESTÕES RELACIONADAS A CRIANÇAS DIAGNOSTICADA COM DESNUTRIÇÃO: IMPACTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROBLEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-003Palavras-chave:
Desnutrição, Enfermeiro, ComplicaçõesResumo
INTRODUÇÃO: Os primeiros anos de vida da criança são importantes, pois é durante esta fase que ocorre a maioria dos processos nas esferas do desenvolvimento físico e motor. Entretanto, percebe-se que a desnutrição é uma realidade, sendo considerada um problema de saúde pública pois esta situação afeta a interação de múltiplos fatores e suas consequências extrapolam o crescimento e o desenvolvimento adequado, em casos extremos, resultando na morte precoce da criança. OBJETIVO: Com base nisso, este estudo tem como objetivo descrever o impacto da atenção primária, tendo o enfermeiro como principal profissional na intervenção da problemática relacionada a crianças com diagnostico de desnutrição. METODOLOGIA: Para tal finalidade foi realizado uma revisão de literatura na qual foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino- -Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online (MEDLINE) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), utilizando as seguintes palavras chaves: desnutrição, enfermeiro e complicações, ligadas pelo operar booleano “AND”.RESULTADOS: Os estudos identificados após os cruzamentos dos descritores de saúde foram de 191, na qual foram atribuídos aos filtros de elegibilidade, como descritos na metodologia, totalizando um total de 14 artigos que por seguinte serviram como base para a discussão. CONCLUSÃO: Após análises, conclui-se, portanto que a desnutrição é um problema de saúde pública e o enfermeiro é o principal profissional atuante na atenção primária que interfere diretamente na problemática em razão de toda a assistência que deve ser prestada as famílias.
Referências
ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA, Weslla Karla et al. Oferta de assistência nutricional a crianças menores de cinco anos na Estratégia de Saúde da Família. Revista de Atenção Primaria a Saúde, v. 22, n. 3, 2019.
BORTOLINI, Gisele Ane et al. Ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde no Brasil. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 44, p. e39, 2020.
BRANQUINHO, Isabella Duarte; LANZA, Fernanda Moura. Saúde da criança na atenção primária: evolução das políticas brasileiras e a atuação do enfermeiro. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, 2018.
CORRÊA, Ester Mourão. Vigilância epidemiológica da desnutrição infantil na Região Norte brasileira de 2008 a 2017. 2020. Universidade de São Paulo.
COSTA, Aline Gabrielle Dos Santos; NETO, Jorge Lopes Cavalcante. Desenvolvimento da motricidade fina em crianças com desnutrição crônica/Fine motor development in children with chronic malnutrition. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 27, n. 1, p. 54-60, 2019.
CULPA, Matias et al. Desnutrição infantil e seus determinantes imediatos, subjacentes e básicos em Moçambique: uma análise temporal de 1997 a 2015. Revista de Alimentação e Cultura das Américas, v. 3, n. 2, p. 77-92, 2022.
DE SOUSA SANTOS, Beatriz et al. Saúde e sociedade: uma análise sobre a desnutrição energético-proteica primária infantil. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 3, p. 9886-9906, 2021.
GALVÃO, Maria Aparecida Mendes et al. Fatores determinantes de desnutrição infantil em crianças de 0 a 05 anos no Cernutri-Boa Vista/Roraima. 2017.
GARCIA, Ligia Rejane Siqueira; RONCALLI, Angelo Giuseppe. Determinantes socioeconômicos e de saúde da desnutrição infantil: uma análise da distribuição espacial. Saude e pesqui.(Impr.), p. 595-606, 2020.
GUBERT, Fabiane do Amaral et al. Qualidade da atenção primária à saúde infantil em estados da região Nordeste. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1757-1766, 2021.
LOPES, Amanda Forster et al. Perfil nutricional de crianças no estado do Maranhão. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, 2019.
MAIA, Ana Luisa de Menezes Macedo et al. Fatores associados à hospitalização por desnutrição proteico-calórica grave entre pacientes de 0 a 19 anos em Mato Grosso: 1999-2019. COORTE-Revista Científica do Hospital Santa Rosa, n. 10, 2020.
MARINHO, Albertina Irlane et al. Percepção dos pais de uma comunidade em vulnerabilidade social sobre práticas alimentares: além da obesidade e da desnutrição infantil. 2020.
MEHMOOD, Z. et al. Prevalência e determinantes da baixa estatura entre crianças em idade pré-escolar e em idade escolar nas áreas afetadas pelas enchentes do Paquistão. Brazilian Journal of Biology, v. 82, 2022.
MEZZARI, Sabrina Scheid et al. Desenvolvimento neuropsicomotor e desnutrição de uma população de risco de um bairro de Porto Alegre. Medicina (Ribeirão Preto. Online), 2019.
PASKLAN, Amanda Namíbia Pereira et al. Análise espacial da qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde na redução da mortalidade infantil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 6247-6258, 2021.
RISSE, G. P. et al. Crianças menores de 5 anos ainda morrem por desnutrição. Rev Enferm UFPE Online, v. 13, p. 1-7, 2019.
SILVA, Roberta Porto. Desnutrição infantil: um problema a ser enfrentado. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Corinto,2012. 28f.Monografia
SILVA, Wilner Augusto Pedro da et al. Avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil e fatores de risco de um município que integra uma universidade brasileira de cunho internacional. Arq. ciências saúde UNIPAR, p. 332-358, 2023.
SILVEIRA, Victor Nogueira da Cruz; PADILHA, Luana Lopes; FROTA, Maria Tereza Borges Araújo. Desnutrição e fatores associados em crianças quilombolas menores de 60 meses em dois municípios do estado do Maranhão, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2583-2594, 2020.
VASCONCELOS, Carliane Vanessa Souza. Avaliação do consumo alimentar e estado nutricional de crianças menores de dois anos de uma comunidade quilombola. 2022..
XAVIER, Déborah Suzane Silveira et al. Levantamento epidemiológico de óbitos infantis por desnutrição no Brasil da atuação do Estado e da Pastoral da Criança no combate à desnutrição infantil. REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR, v. 11, n. 1, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.