A Utilização de Ratos em Modelos Experimentais de Carências Nutricionais
Resumo
A manutenção de uma boa condição física, social e mental está ligada a uma ingestão adequada de nutrientes, tanto qualitativa como quantitativamente. Os efeitos de carências nutricionais em diversos órgãos, em especial o intestino delgado, bem como a forma de se provocar esta condição experimental é objetivo desta revisão. A utilização de ratos como modelo biológico em estudos experimentais destas carências é amplamente utilizado, apresentando bons resultados que refletem, em sua grande maioria, aos encontrados em relação ao metabolismo de humanos desnutridos. Redução no teor protéico da dieta, redução na quantidade de alimento ofertado e variação no tamanho da ninhada são alguns dos modelos mais utilizados. A resposta dos diversos órgãos e estruturas a estas carências varia conforme o tempo de duração da restrição, o período em que se iniciou e o grau de renovação celular dos diversos órgãos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.