PROFISSÃO E VOCAÇÃO: A ENFERMAGEM EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-016Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, ProfissãoResumo
Objetivo: Identificar os motivos pelos quais levaram os estudantes a escolherem a formação universitário em Enfermagem. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, sob abordagem qualitativa, desenvolvido com 276 acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública do Noroeste do estado do Ceará, Brasil. As informações foram coletadas por meio de um questionário eletrônico, aplicado por meio da plataforma Google Forms®. Essas por sua vez, foram analisadas a partir de análise de conteúdo proposto por Minayo, com o suporte do software N VIVO 11®. Resultados: As palavras mais referidas pelos estudantes ao serem questionados acerca dos motivos na escolha do curso de Enfermagem, foram: “Área”, “Saúde”, “Curso” e “Profissão”, as quais suscitam que em algumas situações a escolha do curso aconteceu pela área da Saúde e não pelo curso em específico. Entretanto, outras palavras com maior quantitativo de repetição foram identificadas: “Sempre”, “Gosto” e “Enfermagem”, que por sua vez, demonstram a identificação com o curso de Enfermagem em específico e com o fazer da profissão. A partir de então, foram definidas seis categorias de análise, a saber “Identificar-se com a profissão”, “Determinação Social e Mercado de Trabalho”, “Enfermagem como segunda ou única opção”, “Influências externas”, “Permanência na área da Saúde” e “Vocação e visão solidária-romântica”. Considerações finais: A partir dos discursos dos participantes em estudo, evidenciou-se que os motivos pelos quais levaram esses a ingressarem no curso universitário em Enfermagem estão associados ao imaginário da vocação, da concepção da Enfermagem enquanto profissão voltada para o cuidar/cuidado, bem como pelo o interesse de atuação na área da saúde.
Referências
ALMEIDA, F.H.; E SILVA, L.L.M. Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura. Psico-USF, v.16, n.1, p. 75-85, 2011. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000100009
ANDRADE, J.B.; CAVALCANTE, M.D.B.; APOSTÓLICO, M.R. Marketing Pessoal e Enfermagem: Projeção para visibilidade social do enfermeiro. Enferm. Foco, v.8, n.1, p.82-86, 2017. Disponível em http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/946/356
BORGES, A.G. et al. Caracterização e expectativas de estudantes ingressantes de um curso de graduação em enfermagem. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 12, n. 1, p. 01-06, dez. 2010. https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/421/pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS HumanizaSUS. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília – DF; 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf
CÂMARA, A.G. et al., Motivações de Estudantes para Cursar Enfermagem: Entre a Empatia e o Mercado de Trabalho. Rev enferm UFPE on line. v.8, n.2, p. 346-50, 2014. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9680/9724
DAL POZ, M.R; PIERANTONI, C.R; GIRARDI, S. Formação, Mercado de Trabalho e Regulação da Força de Trabalho em Saúde no Brasil. In: Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: organização e gestão do sistema de saúde [online]. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2013. Vol. 3. p. 185-233. DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788581100173.
DENISE, E.P.P. Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar. Rev. bras. enferm. v. 66(spe), p.39-44, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000700005.
DIAS, M.S.L.; SOARES, D.H.P. A escolha profissional no direcionamento da carreira dos universitários. Psicol. cienc. prof. v.32, n. 2, p. 272 – 282, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000200002
DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Conselho Federal de Enfermagem (COFEn). Perfil da Enfermagem no Brasil: Questionário. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2013.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ [et al.]. A saúde no Brasil em 2030: diretrizes para a prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2012. [cited 2017 Out 2]. Disponível em: https://saudeamanha.fiocruz.br/wp-content/uploads/2016/07/saude-2030livro_0.pdf.
JORDANI, P. S. et al. Fatores determinantes na escolha profissional: um estudo com alunos concluintes do ensino médio da região Oeste de Santa Catarina. Revista ADMpg Gestão Estratégica. v. 7, n. 2, p.25-32, 2014. Disponível em: http://www.admpg.com.br/revista2014_2/Artigos/3%20-%20Artigo_3.pdf
LEMOS, C.G. et al., Referenciais de carreira e identidade profissional em estudantes universitários. Psicologia: ciência e profissão, v.27, n.2, p. 208-223, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000200004&lng=pt&tlng=pt.
MACHADO, M.H., XIMENES NETO, F.R.G. Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde no SUS: trinta anos de avancos e desafios. Cienc. Saúde coletiva. v.23, n. 6, p. 1971-1979, 2018. https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.06682018.
MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: HUCITEC; 2014.
MONTEIRO, R.P. et al. O processo de transição profissional na perspectiva de técnicos de enfermagem que se tornaram enfermeiros. Revista Eletrônica de Enfermagem. v.16, n.4, p. 777-86, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/24129/17838
OJEDA, B.S. et al., Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional. Rev. Latino-Am. Enfermagem., v.17, n.3, p. 396-402, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692009000300018&lng=pt.
PIMENTA, A.L.; SOUZA, M.D.L. Identidade Profissional da Enfermagem nos textos publicados na reben. Texto & Contexto Enfermagem. v. 26, n. 1, p. 1-9, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71449839004
ROSS, L. Spiritual care in nursing: an overview of the research to date. J Clin Nurs. v.15, n.7, p. 852-62, 2006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16879378
SANEMATSU, L.S.A. et al. A produção científica sobre vocação na enfermagem. Rev enferm UFPE on line, v.13, n.3, p. 819-28, 2019.
SANTOS, L.M.M. O Papel da Família e dos Pares na Escolha Profissional. Psicologia em Estudo. v.10, n.1, p.57-66, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n1/v10n1a07.pdf
SILVA, L.W.S. Arte na enfermagem: iniciando um diálogo reflexivo. Texto contexto - enferm. v.14, n.1, p. 120-123, 2005. Disponível em:: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000100016&lng=en.
SOBROSA, G.M.R. et al., Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Psicol. rev. v.21, n. 2, p. 314-333, 2015. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682015000200007&lng=pt&nrm=iso
SOUSA, S.M. et al. Cuidado integral: desafio na atuação do enfermeiro. Rev. Bras. Enferm. v. 70, n. 3, p. 504-510, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300504&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0380.
TERRUGGI, T.P. et al. Escolha profissional na adolescência: a família como variável influenciadora. Pensando fam., Porto Alegre , v. 23, n. 2, p. 162-176, dez. 2019 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2019000200013&lng=pt&nrm=iso.
THOMAS, R.K. Society and Health: Sociology for Health Professionals. New York/USA: Kluwer Academic Publishers/Plenum Publishers, 2003.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Sistema UVA – Módulo Coordenador. Relatório de Alunos Matriculados por Curso e Disciplina Curso: Enfermagem – Bacharelado, Semestre 2015.2. Sobral-CE: UVA, 2015. Disponível em: http://coordenador.uvanet.br/acesso_sec.php?parameterSession=40054¶meterChave=be46a073eadb3f6b43272233eb963121a5cbea46.
VANZUITA, A. et al., Uma discussão sobre trajetórias escolares na atualidade: Do ensino médio ao ensino superior. Revista Espacios. v. 37, n. 33, 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n33/16373301.html
XIMENES NETO, F.R.G. et al. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Cienc. saúde coletiva. v.25, n.1, p. 37-46, 2020. https://doi. org/10.1590/1413-81232020251.27702019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.