A SAÚDE DE ADOLESCENTES NA VOLTA ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS APÓS DOIS ANOS DE PANDEMIA DO COVID-19 – ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE ESCOLAR EM PELOTAS/RS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-010Palavras-chave:
Adolescente, Covid-19, Escola, Pandemia, SaúdeResumo
O objetivo do estudo foi comparar a percepção sobre a massa corporal, comportamentos relacionados à saúde, e a saúde mental de escolares adolescentes durante o período de retorno às atividades escolares presenciais com o período anterior à pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com 425 escolares (16,96±1,39 anos; 60,2% do sexo feminino) selecionados aleatoriamente de escolas das redes pública e privada de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento contendo perguntas retrospectivas e atuais sobre as variáveis analisadas. Os resultados indicaram que a percepção sobre a massa corporal, o nível de atividade física, o tempo de sono, e a saúde mental (apenas para as meninas) estão piores (p<0,05) no momento atual quando comparados ao período anterior à pandemia. Por outro lado, hábitos alimentares e tempo de tela recreativo apresentaram melhores resultados (p<0,05) no momento atual do que no período anterior à pandemia. Estes resultados mostram um complexo panorama em relação à saúde de adolescentes no período de retomada das atividades presencias, tornando o retorno às atividades escolares presenciais um desafio para os próprios adolescentes, seus familiares, para professores, e para as escolas.
Referências
ALBRECHT, J. N. et al. Sleep and Health-Related Characteristics among Adolescents during COVID-19: An Update. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S.l.], v. 19, n. 9, p. 1-7, 21 abr. 2022. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19095078>. Acesso em: 22 nov. 2022.
ARANTES JÚNIOR, A. F. et al. Associação entre qualidade do sono e o tempo de tela em adoles-centes. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 7, p. 1-15,18 jun. 2021. Disponível em <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16714>. Acesso em: 15 nov. 2022.
BERGMANN, G. G. et al. Changes in body weight and health behaviors of overweight children during the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S.l.], v. 25, p. 1-7, 31 dez. 2020. Disponível em: <https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14438>. Acesso em: 22 nov. 2022.
BERTOLAZI, A. N. et al. Validation of the Brazilian Portuguese version of the Pittsburgh sleep quality index. Sleep medicine, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 70-75, jan. 2011. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21145786/>. Acesso em: 22 nov. 2022.
BOUTER, D. C. et al. A longitudinal study of mental health in at-risk adolescents before and during the COVID-19 pandemic. European child & adolescent psychiatry, [S.l.], p. 1-9, 17. fev. 2022. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s00787-021-01935-y>. Acesso em: 22 nov. 2022.
BURKART, S. et al. Impact of the COVID‐19 pandemic on elementary schoolers' physical activity, sleep, screen time and diet: A quasi‐experimental interrupted time series study. Pediatric obesity, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e12846, 2022. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ijpo.12846>. Acesso em: 15 nov. 2022.
CHAWLA, N. et al. Psychological impact of COVID-19 on children and adolescents: a systematic review. Indian journal of psychological medicine, [S.l.], v. 43, n. 4, p. 294-299, jul. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34385721/>. Acesso em: 25 nov. 2022.
CURRIE, C. et al. (orgs). Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) Study Protocol: Background, Methodology and Mandatory Items for the 2013/14 Survey. Saint Andrews: Cahru, 2018. Disponível em: <https://hbsc.org/publications/survey-protocols/> Acesso em: 21 jul. 2021.
DA SILVA, J. J. S. et al. Associação entre hábitos alimentares, prática de atividade física e estado nutricional em escolares durante a pandemia de covid-19. RENEF, [S.l.], v. 5, n. 5, p. 25-36, 23 jun. 2022. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5239>. Acesso em: 25 nov. 2022.
DAŞDEMIR, F. et al. Impact of the coronavirus disease 2019 pandemic on obesity, internet addic-tion, and sleep quality in adolescents. Journal of Pediatric Nursing, [S.l.], v. 66, p. 196-201, 16 jul. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9286851/>. Acesso em: 22 nov. 2022.
DE MATOS, D. G. et al. The impact of measures recommended by the government to limit the spread of coronavirus (COVID-19) on physical activity levels, quality of life, and mental health of Brazilians. Sustainability, [S.l.], v. 12, n. 21, p. 1-13, 31 out. 2020. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2071-1050/12/21/9072>. Acesso em: 22 nov. 2022.
DO B. et al. Youth physical activity and the COVID-19 pandemic: A systematic review. Preventive medicine reports, [S.l.], v. 29, p. 1-15, 22 ago. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9394097/>. Acesso em: 15 nov. 2022.
FARIAS JÚNIOR, J. C. et al. Validade e reprodutibilidade de um questionário para medida de atividade física em adolescentes: uma adaptação do Self-Administered Physical Activity Checklist. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, [S.l.], v. 15, p. 198-210, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbepid/a/nzZzK5bxQBxtVfpYJKzgCmc/>. Acesso em: 5 nov. 2022.
GENTA, F. D. et al. COVID-19 pandemic impact on sleep habits, chronotype, and health-related quality of life among high school students: a longitudinal study. Journal of Clinical Sleep Medicine, [S.l.], v. 17, n. 7, p. 1371-1377, 1 jul. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33666168/>. Acesso em: 22 nov. 2022.
HURTER, L. et al. Back to school after lockdown: The effect of COVID-19 restrictions on children's device-based physical activity metrics. Journal of sport and health science, [S.l.], v. 11, n. 4, 2022. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35092856/>. Acesso em: 25 nov. 2022.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Catálogo de escolas. 2020. INEP, 2020 Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/catalogo-de-escolas>. Acesso em: 18 ago. 2021
KNEBEL, M. T. G. et al. The conception, content validation, and test-retest reliability of the questionnaire for screen time of adolescents (QueST). Jornal de Pediatria, [Rio de Janeiro], v. 98, n. 2, p. 175-182, 24 jun. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34174211/>. Acesso em: 22 nov. 2022.
KOLOTA, A.; GLABSKA, D. Analysis of Association between Adolescents’ Food Habits and Body Mass Change in a Population-Based Sample: Diet and Activity of Youth during COVID-19 (DAY-19) Study. International journal of environmental research and public health, [S.l.], v. 19, n. 18, p. 1-16, 18 set. 2022. Disponível em: <https://www.mdpi.com/1660-4601/19/18/11772>. Acesso em: 15 nov. 2022.
LEE, H. et al. Impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of adolescent students in Daegu, Korea. Journal of Korean Medical Science, [S.l.], v. 36, n. 46, p. 1-15. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34845877/>. Acesso em: 25 nov. 2022.
LIMA, C. T. et al. Hábitos alimentares de crianças e adolescentes e repercussões no decurso da pandemia do Covid-19. Research, Society and Development, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-9, 3 jun. 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/31549/26954/358612>. Acesso em: 15 nov. 2022.
MALTA, D. C. et al. A pandemia de COVID-19 e mudanças nos estilos de vida dos adolescentes brasileiros. Revista Brasileira de Epidemiologia, [Rio de Janeiro], v. 24, p. 1-13, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbepid/a/4xc9dNPPnXXNMtSYpJX3kqh/>. Acesso em: 25 nov. 2022.
MEDRANO, M. et al. Changes in lifestyle behaviours during the COVID‐19 confinement in Spanish children: A longitudinal analysis from the MUGI project. Pediatric Obesity, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 1-11, abr. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32975052/>. Acesso em: 22 nov. 2022.
METADE dos adolescentes e jovens sentiu necessidade de pedir ajuda em relação à saúde mental recentemente, mostra enquete do UNICEF com a Viração. UNICEF, Brasília, 30 maio 2022. Comunicado de Imprensa. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/metade-dos-adolescentes-e-jovens-sentiu-necessidade-de-pedir-ajuda-em-relacao-a-saude-mental-recentemente>. Acesso em 14 de nov 2022.
MILANI, S. A. et al. Covid-19 e influência da restrição social na atividade física de crianças e adolescentes. Journal of Physical Education, [S.l.], v. 33, n. 1, p. 1-13, 15 jul. 2022. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/60911>. Acesso em: 22 nov. 2022.
PATIAS, N. D. et al. Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21)-short form: adaptação e validação para adolescentes brasileiros. Psico-USF, Campinas, v. 21, p. 459-469, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pusf/a/CtJv6LTmfYxKfXzmP4j6q5g/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 22 nov. 2022.
PISANO, S. et al. Emotional symptoms and their related factors in adolescents during the acute phase of Covid-19 outbreak in South Italy. Italian journal of pediatrics, [S.l.], v. 47, n. 86, p. 1-8, 2021. Disponível em: <https://ijponline.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13052-021-01036-1>. Acesso em: 25 nov. 2022.
RAUBER, S. B. et al. Nível de atividade física e excesso de peso em crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Revista Sustinere, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 38-50, 2022. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/45713>. Acesso em:
SAMJI, H. et al. Mental health impacts of the COVID‐19 pandemic on children and youth–a systematic review. Child and adolescent mental health, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 173-189, maio 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8653204/>. Acesso em:25 nov. 2022.
TAPIA-SERRANO, M. A. et al. 24-h movement behaviours in Spanish youth before and after 1-year into the covid-19 pandemic and its relationship to academic performance. Scientific Reports, v. 12, n. 16660, p. 1-10, 5 out. 2022. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41598-022-21096-5>. Acesso em: 15 nov. 2022.
TEN VELDE, G. et al. Physical activity behaviour and screen time in Dutch children during the COVID-19 pandemic: Pre-, during- and post-school closures. Pediatric Obesesity, v. 16, n. 9, p. 1-7, 23 fev. 2021. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ijpo.12779>. Acesso em: 22 nov. 2022.
TREMBLAY, M. S. et al. Canadian 24-hour movement guidelines for children and youth: an integration of physical activity, sedentary behaviour, and sleep. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, [Ottawa], v. 41, n. 6, p. 311-327, 16 jun. 2016. Disponível em: <https://cdnsciencepub.com/doi/pdf/10.1139/apnm-2016-0151>. Acesso em: 22 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.