O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • José Damião da Silva Filho
  • Francisco Wanderlei de Lima Silva
  • Anielle Torres de Melo
  • Lucimary Leite de Pinho
  • Rosângela Lima Sousa
  • Ane Kelly Lima Ramalho
  • Ana Caroline Rocha de Melo Leite
  • Darcielle Bruna Dias Elias
  • Rodolfo de Melo Nunes

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-003

Palavras-chave:

COVID-19, Estudantes Universitários, Saúde Mental, Sociodemográficas

Resumo

A pandemia pelo SARS-CoV-2 é um dos maiores desafios sanitários em escala global. Devido estado de emergência, uma série de medidas de controle e prevenção foram adotadas, como distanciamento social e redução das reuniões públicas. Nesse cenário, buscou-se avaliar a saúde mental de estudantes de uma instituição privada de Ensino Superior diante da pandemia. Esta pesquisa trata-se de um estudo transversal descritivo desenvolvido na Faculdade do Vale do Jaguaribe, localizada em Aracati-CE. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, utilizando formulário eletrônico contendo variáveis sociodemográficas, epidemiológicas e relativas aos diferentes aspectos da saúde mental do estudante frente a pandemia da COVID-19. A análise foi baseada no cálculo de frequências absolutas e relativas das variáveis além de medidas de tendência central e dispersão. Dos 333 discentes que participaram do estudo, a média de idade foi 25, com variação entre 18 e 56 anos, sendo maioria do sexo feminino (72,7%), autodenominação de cor/etnia parda (72,7%) e não estarem trabalhando (53,8%). A taxa de positividade entre os graduandos para COVID-19 foi de 9% (30). Ao serem questionados sobre como a pandemia alterou seus níveis de estresse ou saúde mental, 75,5% responderam que houve piora. Dentre os sintomas mais relatados no período da quarentena, estavam medo e ansiedade (ambos com 74,2%), seguidos por insegurança (69,7%). Baseados nos achados deste estudo, recomenda-se a incorporação de ações multiprofissionais na atenção aos estudantes dentro da academia. Sugere-se a implantação de um serviço qualificado buscando desenvolver um olhar holístico para os discentes.

Referências

ANDERSON, R. M. et al. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic?. The Lancet, 395(10228):931-934, mar. 2020.

ARAÚJO, F.J.O. et al. Impact of Sars-Cov-2 And Its Reverberation in Global Higher Education and Mental Health. Psychiatry Res. 288:112977, jun. 2020.

ARINO, D.O.; BARDAGI, M.P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicol. pesq., Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 44-52, dez. 2018.

BARROS, M.B.A. et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 4, e2020427, set. 2020.

BEZERRA, A.C.V. et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, suppl 1 pp. 2411-2421, jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM Nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, Brasília: ed. 24-A, seção, 1, p. 1, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 29 mai. 2021.

BROOKS, S. K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395(102227), 912-920, mar. 2020.

CAO, W. et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res, 287:112934, mai. 2020.

CARDOSO, J.V. et al. Estresse em estudantes universitários: uma abordagem epidemiológica. Rev enferm UFPE online. 13:e241547, 2019.

CEARÁ. Boletim Epidemiológico nº23 de 24 de junho de 2021. Doença pelo novo corona vírus (COVID-19). Ceará: n. 31, 2020. Disponível em: https://coronavirus.ceara.gov.br. Acesso em: 30 jun. 2021.

CEPEDES (Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde). A gestão de riscos e governança na pandemia por Covid-19 no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41452/2/relatorio_cepedes_gestao_riscos_covid19_final.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

CRODA, J. H. R; GARCIA, L.P. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 1, e2020002, mar. 2020.

FREITAS, A. R. B; NAPIMOGA, M.; DONALISIO, M. R. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020119, abr. 2020.

G1. Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/; Acesso em: 22 jul. 2021.

GOULARTE, J. F. et al. COVID-19 and mental health in Brazil: psychiatric symptoms in the general population. J. Psy. Res., 132, 32-37, jan. 2021.

GUNDIM, V.A. et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Rev baiana enferm, 35:e37293, 2021.

ISLAM, A. et al. Depression and anxiety among university students during the COVID-19 pandemic in Bangladesh: A web-based cross-sectional survey. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0238162. Acesso em: 10 mai. 2020.

LIMA, C. K. T. et al. The emotional impact of coronavirus 2019-Ncov (new Coronavirus Disease). Psychiatry Research, 287, e112915, mar. 2020.

MAIA, B.R.; DIAS, P.C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud psicol., Campinas, 37:e200067, mai. 2020.

MASCARENHAS, M.D.M. et al. Simultaneous occurrence of COVID-19 and dengue: what do the data show?. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00126520, jun. 2020.

MORALES, V.; LOPEZ, Y. A. Impactos da Pandemia na Vida Acadêmica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 3, p. 53 - 67, jul. 2020.

OZILI, P; ARUN, T. Spillover of COVID-19: impact on the global economy. SSRN Preprints. Mar 2020. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3562570. Acesso em: 15 jul. 2021.

PATSALI, M. E., et al. University students’ changes in mental health status and determinants of behavior during the COVID-19 lockdown in Greece. Psychiatry Res, 292:113298, out. 2020.

PIRES, R.R. C. Os Efeitos sobre grupos sociais e territórios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da Covid-19: propostas para o aperfeiçoamento da ação pública. 2020. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alpha-content&view=alphacontent&Itemid=357. Acesso em: 28 jun. 2021.

SAHU P. Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus, 12(4):e7541, abr. 2020.

SAO JOÃO, R. M. V.; GALINHA, S. A. Estudo de avaliação global da assertividade dos estudantes no início do período de confinamento Covid-19. Edição Temática: Ciências Sociais e Humanas. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 69-80, jul. 2020.

SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud psicol., Campinas, 37:e200063, mai. 2020.

SENHORAS, E.M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA). 2(5):128-36, 2020.

SHI, L. et al. Prevalência e fatores de risco associados a sintomas de saúde mental entre a população em geral na China durante a pandemia da doença por coronavírus de 2019. JAMA Netw. Open. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2020.

SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2469-2477, jun. 2020.

TEODORO, M. L. M. et al. Saúde mental em estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. REFACS, Uberaba, v. 9, n. 2, p. 372-82, abr. 2021.

TEXEIRA, M.R.; DAHL, C.M. Recriando cotidianos possíveis: construção de estratégias de apoio entre docentes e estudantes de graduação em Terapia Ocupacional em tempos de pandemia. Rev Interinst Bras Ter Ocup, Rio de Janeiro, 4(3):509-18, 2020.

WANG, C et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. Int J Environ Res Public Health, 17(5):1729, mar. 2020a.

WANG, C et al. Risk Management of COVID-19 by Universities in China. J Risk Financial Manag, 13(2):36, fev. 2020b

WERNECK, G. L.; CARVALHO, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, v. 26, n. 5, mai. 2020.

WHO (World Health Organization). Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV). Geneva, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019- ncov). Acesso em: 27 maio. 2021.

Downloads

Publicado

29-03-2023

Como Citar

DA SILVA FILHO , José Damião; SILVA, Francisco Wanderlei de Lima; DE MELO, Anielle Torres; DE PINHO , Lucimary Leite; SOUSA, Rosângela Lima; RAMALHO, Ane Kelly Lima; LEITE, Ana Caroline Rocha de Melo; ELIAS, Darcielle Bruna Dias; NUNES, Rodolfo de Melo. O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 574–592, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i2.2023-003. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/9329. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos