Avaliação dos Cronotipos dos Alunos do Curso Técnico em Celulose e Papel do Senai-Cetcep de Telêmaco Borba – PR, 1997
Resumo
Considerando que as características cronobiológicas do indivíduo afetam seu desempenho nos ambientes de trabalho e escolar, avaliou-se os cronotipos de 60 alunos do Curso Técnico em Celulose e Papel do SENAI-CETCEP de Telêmaco Borba - PR, no ano letivo de 1997. Para tanto, aplicou-se o questionário para avaliação dos tipos cronobiológicos proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e modificado por CARDINALI et al. (1992). A análise das respostas permitiu detectar que entre os entrevistados 46,7% possuem cronotipo intermediário; 33,3% são moderadamente matutinos; 11,6% são moderadamente vespertinos; 6,7% são definidamente matutinos; e apenas 1,7% são definidamente vespertinos. Os resultados demonstram a necessidade de uma maior divulgação dos conceitos da cronobiologia, e da adoção dos seus preceitos nas avaliações e programações das atividades das escolas técnicas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.