DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA SAE PERIOPERATÓRIA EM PACIENTES DO CENTRO CIRÚRGICO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9100Resumo
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) é o alicerce que fornece sustentação nas ações de enfermagem, na promoção de saúde e prevenção de complicações de clientes cirúrgicos. Objetivo: este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros, que assistem pacientes cirúrgicos, sobre a SAEP dentro do contexto da sua prática profissional. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura de caráter descritiva que implicou na busca de artigos científicos de 2012 a 2022, que abordassem as dificuldades que a enfermagem encontra para a execução da SAEP. Desta forma, foram utilizados apenas publicações que estivessem nas bases de dados SciELO, LILACS, LATINDEX, MIAR. Resultados: Foram identificados inicialmente 414 artigos, após a aplicação dos critérios propostos nove artigos foram selecionados para a amostra. Conclusão: As dificuldades encontradas no exercício profissional da enfermagem no centro cirúrgico estão relacionadas a não compreensão e a aplicabilidade da SAEP, e também pela falta de recursos humanos, tecnológicos e assistenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.