CUIDE, MOVIMENTE, EVITE LESÃO POR PRESSÃO NO SEU PACIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9082Resumo
Introdução: As lesões por pressão (LPP) correspondem a danos na pele ou em tecidos moles encobertos, geralmente em áreas de proeminências ósseas, ou associado ao uso de dispositivo médico ou outro tipo de artefato. Diante disso, a enfermeira deve desenvolver sua prática, baseada em evidências científicas e priorizar a prevenção da formação das lesões na pele. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de Enfermagem sobre o desenvolvimento de ações de promoção do cuidado seguro relacionado à prevenção de LPP em pacientes internados em um hospital público pediátrico na Bahia. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por seis estudantes de Enfermagem em um hospital estadual pediátrico localizado no estado da Bahia, no período de novembro 2022. Principais resultados: Percebeu-se que existem profissionais de enfermagem que possuem interesse em obter mais conhecimento sobre o assunto, porém ainda há lacunas de conhecimento por parte da equipe sobre alguns assuntos abordados, tais como a escala de Braden e a utilização do colchão caixa de ovo para todas as faixas etárias. Foi possível perceber que os passos para prevenir a lesão por pressão não são cumpridos por parte da equipe e isso pode dificultar a prevenção das lesões de forma efetiva. Conclusão: Recomenda-se, portanto, que as unidades assistenciais, juntamente com suas respectivas coordenadoras, realizem ações contínuas de educação permanente, a fim de contribuir para uma melhor qualificação profissional, promovendo, acima de tudo, a segurança do paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.