INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO POR LEVEDURAS DO GÊNERO CANDIDA – REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8996Resumo
A ocorrência das infecções do trato urinário (ITU) causadas por leveduras do gênero Candida estão aumentando consideravelmente nas últimas décadas, sendo a Candida albicans a mais comumente diagnosticada como causadora deste tipo de infecções. Contudo, outras espécies, como exemplo da Candida tropicalis, estão emergindo como preocupantes causadores da doença. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é revisar os aspectos relacionados com as ITU causadas por leveduras do gênero Candida. Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed, buscando artigos sobre a epidemiologia, patogenia e tratamento das ITU causadas por leveduras do gênero Candida. As espécies de Candida são os fungos patogênicos oportunistas mais relevantes causadores de infecções nosocomiais e podem causar infecção no trato urinário, tanto inferior (ureteres, bexiga e uretra) quanto superior (rins), principalmente em pacientes imunocomprometidos. Existem alguns fatores predisponentes, como gênero feminino, idade avançada, diabetes mellitus, hospitalização prolongada, imunossupressão, gravidez, hipertensão, neutropenia, cálculos renais, infecções nosocomiais, terapia antibiótica e procedimentos, como a cateterização, que atuam como facilitadores das ITU por Candida spp. A doença pode ocorrer de forma assintomática, porém, pode evoluir para casos mais graves com comprometimento sistêmico em situações de candidemia que pode causar a morte do paciente, principalmente se tratando de indivíduos imunocomprometidos. Sendo assim, devido ao risco existente, a doença não pode ser negligenciada e um diagnóstico preciso e um tratamento adequado devem ser estabelecidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.