SABERES E SENTIMENTOS DE MULHERES MASTECTOMIZADAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8933Resumo
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente no mundo. Após o diagnóstico, inúmeras são as alterações e os sentimentos que vêm à tona na vida da mulher, desde a descoberta até a recuperação. Diante disso, objetivou-se analisar os saberes e sentimentos de mulheres mastectomizadas sobre o câncer de mama. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no Grupo Amigos do Peito, localizado na cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba, Brasil. As participantes do estudo foram dez mulheres que compõem o grupo. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevista semiestruturada que foram posteriormente analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos discursos permitiu a compreensão de três categorias que norteavam sobre saberes e sentimentos vivenciados por mulheres mastectomizadas frente ao câncer, a saber: Fragilidades na definição do câncer de mama; Sentimentos originados pela descoberta da doença; e Sentimentos negativos decorrentes da mastectomia. A própria mulher diagnosticada com a neoplasia não apresenta conhecimento sobre o assunto, porém, expõe características negativas à doença. Além disso, o impacto causado pelo diagnóstico da doença e pelo tratamento cirúrgico é imenso, tendo em vista que a doença traz consigo uma série de transformações na vida, corpo e mente da mulher. Destarte, as mulheres entrevistadas não conseguiam definir a neoplasia da mama com precisão e apresentaram sentimentos negativos relacionados ao câncer e a realização da mastectomia. Contudo, os resultados das ações educativas mostraram-se satisfatórios, e possibilitaram que a mulher se sentisse mais segura e acolhida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.