ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8918

Resumo

O objetivo do estudo foi relatar a experiência docente da aplicação de uma estratégia problematizadora para o ensino do processo de enfermagem, com estudantes de graduação. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2019, envolvendo 35 estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados em uma disciplina cujo foco era o aprimoramento de competências e habilidades para operacionalização do processo de enfermagem, a partir de uma abordagem problematizadora, pautada no Arco de Charles Maguerez. Resultados: Os estudantes, com o apoio dos docentes, percorreram as etapas do Arco de Maguerez: observaram a realidade hospitalar para desenvolver o processo de enfermagem, desvelaram os pontos chave dessa estruturação, teorizaram com autonomia para compreender o processo de enfermagem, criaram hipóteses para intervir na realidade, para enfim aplicar, com autonomia o conhecimento (re)construído na realidade prática assistencial. Os estudantes, por meio da estratégia problematizadora, conseguiram desenvolver o processo de enfermagem de maneira exitosa, implicando em conhecimento nos seus saberes e fazeres para o seu desenvolvimento acadêmico, evidenciando a importância em buscar aprimoramento no processo ensino-aprendizagem desta temática tão relevante no âmbito da enfermagem.

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Publicado

24-10-2022

Como Citar

BITENCOURT, Julia Valeria de Oliveira Vargas; MESCHIAL, William Campo; BIFFI, Priscila; CONCEIÇÃO, Vander Monteiro da; MAESTRI, Eleine; LIMA, Jeane Barros de Souza. ESTRATÉGIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 26, n. 3, 2022. DOI: 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8918. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/8918. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos