ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR: ANÁLISE DO AMBIENTE ALIMENTAR DE SHOPPING CENTERS DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i1.2023.8861Resumo
Objetivo: Caracterizar o ambiente alimentar dos shopping centersde Campo Grande/MS, tendo em vista, a relevância de analisar os produtos que estão disponíveis a este público bem como sua qualidade nutricional. Método: Foram avaliados 124 Unidades de Produção de Refeições (UPR) nos shopping centers, por observação direta do cardápio, bufê ou fachada. Para coleta de dados foi utilizado o instrumento NutritionEnvironmentMeasuresSurveyRestaurants (NEMS-R). As variáveis coletadas a partir do referido instrumento foram tipos de unidades, sistema de gestão, serviços de mesa, tipos de alimentos e bebidas disponíveis, facilitadores e barreiras ao consumo de alimentos saudáveis. Resultados: Foram encontrados 29,0% de restaurantes àla carte; 8,1% de restaurantes tipo autosserviço; 36,3% de lanchonetes e 26,6% dos demais (bares, sorveterias, carrinhos/quiosques). Em relação aos tipos de gestão 77,4% são franquias. Entre os alimentos mais comercializados destaca-se as bebidas açucaradas, acessível em 79,8% das unidades e doces/sobremesas em 50,0%. Grande parte das unidades avaliadas não apresenta facilitadores para a alimentação saudável, sendo que mais de 90,0% das unidades não ofereceram opções de porções reduzidas, trocas saudáveis e opções saudáveis para crianças. A maior barreira encontrada foi a oferta de porções maiores por um pequeno acréscimo de preço (63,7%). Conclusão: O ambiente alimentar encontrado pode dificultar o acesso aos alimentos saudáveis. Assim, sugere-se que políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, sejam implementadas, de forma a promover o maior acesso aos alimentos saudáveis que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.Downloads
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