FACTORES DE RISCOS ERGONÓMICOS E PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS (DME) EM TRABALHADORES DE ESCRITÓRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8854Resumo
Introdução: Os trabalhadores que exercem actividades de escritórios usando computadores como principal instrumento, estão sujeitos ao desenvolvimento de distúrbios músculo-esqueléticos devido a posição sentada adotada prolongadas horas nesses ambientes. Objectivo: Avaliar os fatores de riscos ergonómicos e a prevalência de distúrbios músculo esqueléticos em trabalhadores dos escritórios da empresa de segurança G4S Secure Solutions Moçambique. Métodos: Participaram do estudo 58 indivíduos de ambos os sexos, com idade compreendidas entre 20 e 55 anos. Foi usado uma ficha para o registo das conformidades ergonómicas dos materiais dos escritórios bem como avaliar a postura do trabalhador por meio de observação, posteriormente estimadas as probabilidades de ocorrência e a severidade dos riscos. Os dados relativos a ocorrência dos DME foi obtida com recurso ao questionário Nordic Musculoskeletal Questionnaire. Resultados: Os principais riscos ergonómicos observados foram o posicionamento material informático em relação ao trabalhador, a postura destes durante o trabalho e por fim o estado do mobiliário. E os relacionados com ajustamento do monitor e a postura da cabeça e pescoço foram os que tiveram maior índice de severidade. A maioria relatou ter sentido desconforto músculo-esquelético em pelo menos uma região do corpo, tendo grande parte se queixado das regiões cervical, lombar, punhos/mão e região torácica. Conclusões: Com base nos resultados da presente pesquisa pode se afirmar que nos escritórios da empresa estudada existem riscos ergonómicos a ter em conta, principalmente os relacionados com a organização de material do trabalho e a postura dos trabalhadores sendo evidente pela elevada prevalência de distúrbios músculo-esquelético.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.