ESTUDO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO IDOSA NO ESTADO DE SÃO PAULO ENTRE OS ANOS DE 2018- 2020
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8835Resumo
A tuberculose e um doença que causa preocupação para as autoridades de saúde pública. Quando analisamos o envelhecimento da população, os idosos são mais susceptíveis a várias doenças, entre elas a tuberculose. Um dos motivos dessa fragilidade na saúde e devido a sua imunossenescência, além das comorbinadas frequentes nesse grupo etário. Desta forma, objetivou realizar uma pesquisa quantitativa, descritiva, realizada por bases secundárias de dados online, no qual foram utilizados o Serviço de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Na pessquisa, foram inclusas pessoas de ambos os sexos com idade igual ou superior a 60 anos e com diagnóstico de Tuberculose no Estado de São Paulo entre os anos de 2018 a 2020. Nesta pesquisa pode se observar uma elevada ocorrência de tuberculose na população idosa principalmente no sexo masculino. Em relação a faixa etária com maior contaminados pela tuberculose foi entre 60-64 anos já a faixa etária com grande número de óbitos ocorreu 70-79 anos, por causa dessa doença.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.