HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS DE UMA ESCOLA COMUNITÁRIA EM TEMPOS DE COVID-19: ESTUDO DESCRITIVO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8811Resumo
Objetivo: identificar o consumo e hábitos alimentares de crianças de 2 a 6 anos de uma escola comunitária em um município no Nordeste do estado de Santa Catarina em tempos de COVID-19, no ano de 2020. Material e método: estudo transversal, descritivo, quantitativo. Participaram 30 responsáveis legais de crianças de 2 a 6 anos de idade. A coleta de dados foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2020. Foi utilizado um formulário eletrônico e os dados obtidos foram analisados, inicialmente, de forma descritiva. Para verificar associação entre IMC, sexo e escolaridade foi utilizado teste Qui-quadrado e Exato de Fischer. Principais resultados: a média de idade das crianças foi de 4,33 anos ±1,30 anos. A amostra consistiu predominantemente do sexo feminino (70,0%), estudantes do período matutino (53,3%) e realizavam as refeições a mesa com a família (56,6%), quanto ao estado nutricional 30,0% apresentavam risco de sobrepeso/obesidade. Ao investigar-se a ingestão de alimentos ultraprocessados, houve associação significativa entre o sexo da criança (p=0,030) e escolaridade dos pais/responsáveis (p=0,030). Conclusão: torna-se necessário o desenvolvimento de medidas para o monitoramento contínuo do perfil nutricional de crianças e o desenvolvimento de ações interdisciplinares educativas, voltadas à promoção de hábitos saudáveis e à prevenção do excesso de peso, em especial, em momentos de crise, isolamento social e pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.