ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: DESAFIOS NO ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8783Resumo
A urgência e emergência, por sua vez, se faz como ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência e pressupõem atendimento rápido, proporcional a sua gravidade. O presente trabalho tem o objetivo de promover reflexões acerca dos desafios que surgem diante do atendimento a múltiplas vítimas nos serviços médicos de urgência e emergência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Realizou-se uma análise de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados em bases de dados: Scientific Eletronic Library Online, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Localizador de informação em Saúde. Foram encontradas nas bases de dados, 25 estudos completos, após a leitura dos resumos, 21 artigos foram selecionados para análise na íntegra, sendo 17 eleitos para integrar a revisão integrativa. Diante dos resultados obtidos, observou que as equipes de atendimento pré-hospitalar vivenciam desafios para atender múltiplas vítimas, e dentro desse paradigma existem várias etapas que devem ser seguidas, que envolvem comunicação desde um protocolo de atendimento inicial ao transporte final. Portanto, observa-se a necessidade de maiores estudos e desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliam na assistência a múltiplas vítimas, como também o prepara e atualização dos profissionais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.