RISCOS PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8719Resumo
Introdução: Os fatores de riscos cardiovasculares têm sido muito prevalentes em adultos jovens, principalmente em acadêmicos, devido ao estilo de vida próprio desta etapa da vida e os fatores de risco que nele se associa. Objetivo: Identificar a prevalência dos fatores de riscos cardiovasculares em acadêmicos dos cursos das áreas da saúde de uma universidade particular e uma pública do Sudoeste do Paraná. Métodos: Avaliou-se 578 acadêmicos matriculados nos primeiros e últimos anos das áreas da saúde. Para levantamento dos dados, foram coletados os dados de variáveis sociodemográficas, antropométricos, nível de atividade física e comportamento sedentário, pressão arterial, Índice de Massa Corporal e obesidade abdominal. As informações foram analisadas por meio de estatísticas descritivas bem como teste t de Student para analisar as diferenças entre os anos de curso. As análises foram realizadas no programa de estatística SPSS 25,0. Previamente, este projeto foi encaminhado e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos da UNIPAR – Universidade Paranaense. Resultados: Não foram identificadas diferenças significantes entre a série inicial e final dos universitários avaliados. Já para os diferentes cursos podemos destacar que, o curso de medicina teve taxa alarmante nos seguintes fatores de risco: níveis de atividade física e comportamento sedentário (68,8% e 87,5% respectivamente). Observou-se que no primeiro ano o comportamento sedentário (43,4%) foi maior que anos finais. Já para os sexos, observa-se maiores prevalências para o comportamento sedentário (44%) nas mulheres e pressão arterial para os homens (82,6%). Conclusão: Os fatores de riscos cardiovasculares em acadêmicos da área da saúde encontram-se preocupantes. Esses resultados destacam a importância de considerar a distribuição dos cuidados nos desfechos de maior prevalência com a PA, tanto para estudantes de instituições públicas como privadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.