O ODONTÓLOGO FRENTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS NA ONCOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8716Resumo
Cuidados paliativos são um conjunto de procedimentos ofertados ao paciente por uma equipe multidisciplinar com objetivo de garantir bem-estar, autonomia, conforto e alívio de sintomas decorrentes de doença ou tratamento quando a cura é impossibilitada. O câncer representa uma das doenças que possuem chances de evoluir o paciente ao estágio terminal, momento em que cuidados paliativos são indicados e necessários. Dentro da equipe responsável, o cirurgião-dentista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões expressas no sistema estomatognático que se manifestam estimuladas pelo câncer ou pelos tratamentos utilizados. O objetivo desta pesquisa é destacar a função do odontólogo dentro da equipe multidisciplinar paliativista para pacientes oncológicos. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática da literatura. Foram feitas buscas nas plataformas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 14 artigos. A literatura evidencia que alterações orais estão relacionadas com o curso da neoplasia ou seu tratamento; as lesões mais descritas foram: mucosite, xerostomia, candidíase, cárie, periodontite e osteorradionecrose. Isso faz com que o paciente sofra limitações em realizar atividades básicas, alterando negativamente a sua qualidade de vida. A complexidade da manifestação oral pode interromper o tratamento antineoplásico. As medidas de enfrentamento mais empregadas para a saúde bucal do paciente oncológico são a laserterapia, bochechos com clorexidina 0,12%, instrução de higiene oral, uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antifúngicos. A atuação do odontólogo na equipe multidisciplinar oncológica paliativista é indispensável para o controle das manifestações orais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.