O ENSINO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8439Resumo
O ano de 2020 ficou marcado como o ano dos desafios, devido aos inúmeros acontecimentos ocasionados pela COVID-19, desta forma objetiva-se quantificar e descrever as características da produção científica sobre o ensino de graduação em enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e com enfoque teórico, ancorado em publicações nacionais, com a pesquisa realizada no mês de janeiro de 2021 nas bases de dados BDENF, LILACS e Medline. Os critérios de inclusão foram autores brasileiros, ano da publicação (2020), categorizado como artigo original, acesso ao texto completo e temática correlata ao processo de educação e formação de enfermeiros no nível de graduação. Foram encontrados 47 estudos, após a leitura dos resumos apenas 11 contemplavam os critérios de inclusão estabelecidos para leitura na íntegra que após a leitura minuciosa foram analisados conforme as sete categorias propostas. Fato marcante das onze publicações evidenciadas no estudo foi a condição de afastamento social imposta pelo contexto da pandemia, fazendo necessária a utilização de ferramentas da tecnologia da informação e comunicação, conhecidas anteriormente por meio dos cursos de educação a distância, além da preocupação com o atendimento aos requisitos que garantam a qualidade na formação em enfermagem. Os resultados desta pesquisa evidenciam que o tema pesquisado é emergente, o que sugere que há um grande campo de estudo para o desenvolvimento de pesquisas que correlacionem o ensino de graduação em enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19 com a prática pedagógica por meio do ensino remoto.
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