AVALIAÇÃO DA COBERTURA VACINAL DA POLIOMIELITE NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL, COM FOCO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO, ENTRE OS ANOS DE 2009-2019
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8438Resumo
Objetivo: Analisar a taxa de cobertura vacinal da poliomielite em relação às metas de vacinação de 95% da população-alvo, estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com base nos registros de imunização do DATASUS nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que compõem a região sul do Brasil, e na cidade de Pato Branco, PR. Métodos: Estudo descritivo de abordagem quantitativa referente à cobertura vacinal da Poliomielite nos estados da região sul e no município de Pato Branco, PR com resultados da cobertura avaliados quanto ao alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e comparado o desempenho entre os estados e o município no período de 2009 a 2019. Os dados foram recolhidos da seção de Imunizações do DATASUS, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. Resultados: No período analisado, o município de Pato Branco se manteve com uma taxa satisfatória em relação à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, exceto nos anos de 2017 e 2018, onde ficou abaixo da meta em cerca de 3% e 11%, respectivamente. Em relação aos estados do sul, o estado do Paraná mostrou-se abaixo da meta de cobertura vacinal recomendada na maioria dos anos estudados, com a menor cobertura ocorrendo em 2017, ficando 15% abaixo do esperado; o estado de Santa Catarina, apesar de apresentar queda desde o ano de 2014, apresentou os melhores índices de cobertura vacinal, com a maior taxa de queda de cobertura no ano de 2018 com cerca de 7%; e o estado do Rio Grande do Sul se apresentou como o estado com o pior desempenho na região, demonstrando quedas significativas da cobertura desde 2010, com menor taxa de vacinação em 2017, ficando 18% abaixo do esperado. Conclusões: Pode-se observar uma queda nos valores da cobertura vacinal entre os anos de 2009 a 2019, tanto no município de Pato Branco, PR, quanto nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, algo que é motivo de crescente preocupação pelos serviços de saúde do país devido à possibilidade de reintrodução da doença no território nacional. Ressalta-se, então, a necessidade de criação de estratégias eficazes para o combate das quedas das taxas de cobertura vacinal no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.